O Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) assinou protocolo de intenções com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), com a Universidade de Brasília (UnB) e outras 13 entidades com o objetivo de instalar e manter a Rede Comunitária de Educação e Pesquisa (Redecomep) em Brasília.
Segundo coordenador do Centro de Difusão de Tecnologia e Conhecimento (CDTC), Djalma Valois, uma das conseqüências positivas do protocolo é que o ITI contará, a partir de abril, com nova conexão de banda larga em fibra óptica. Esse tipo de conexão é oferecida aos intregrantes da Redecomep. ?Isso significa que teremos mais de um gigabyte de link para a prestação do serviço de educação a distância?, afirmou Valois.
As Redecomeps estão espalhadas em 26 cidades do país. O projeto foi lançado em dezembro de 2004 para criar uma infra-estrutura nacional óptica de alta capacidade para comunicação, computação e conhecimento. A meta é ativar conexões multigigabytes entre todos os estados da país até o fim deste ano. Segundo o CDTC, a nova rede trará mais integração e tornará possível um atendimento, em maior escala e melhor qualidade, a pesquisa de ponta em várias áreas.