Vários executivos e diretores da Research in Motion (RIM), fabricante do BlackBerry, concordaram em pagar multas que totalizarão cerca de 77 milhões de dólares canadenses (US$ 62,5 milhões) para por fim a uma investigação sobre a antecipação de informações financeiras de opções de compra de ações. A Comissão de Valores Mobiliários de Ontário, no Canadá, aprovou o acordo em uma reunião a portas fechadas na quinta-feira, 5, segundo o jornal New York Times.
Embora os detalhes das penas não tenham sido liberados, tudo leva a crer que a maior soma será paga pelos co-CEO da empresa, James L. Balsillie e Michael Lazaridis.
No acordo, a comissão estabeleceu que eles reembolsem os ganhos resultantes da antecipação das informações das opções de compra de ações, prática que perdurou por quase uma década, multas e pagamentos à empresa e ao órgão regulador para compensar o custo das investigações.
A empresa disse que os executivos e diretores haviam feito uma oferta semelhante à da SEC (Securities and Exchange Commission), órgão regulador do mercado de capitais norte-americano, que também está investigando a quebra de sigilo nas opções de ações.
- Manipulação de informações