Negociação global de aparelhos beneficia Claro na crise

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O presidente da Claro, João Cox afirma que, por enquanto, a crise não afetou as vendas da empresa. Até mesmo a alta dólar, que gerou uma enorme retração na venda de aparelhos, não parece estar preocupando o presidente da Claro. Cox, contudo, não revela se a alta do dólar teria sido repassada pelos fornecedores integralmente à America Móvil. "A America Movil talvez seja o segundo ou terceiro maior comprador mundial de aparelhos. É natural que nós tenhamos uma negociação diferenciada com os fornecedores para que não nos falte estoque", disse ele.
Com relação à terceira geração e à prometida banda larga pré-paga o discurso agora é mais cauteloso. Cox afirma que é preciso "muito planejamento" para criar planos pré-pagos de banda larga móvel. Além disso, a ausência de cobertura em algumas cidades poderia também se tornar um problema. "Como vamos desenvolver um pré-pago para 3G se o usuário sair de uma cidade com cobertura para outra sem cobertura total? Temos que estruturar o projeto para não criar uma expectativa no cliente e não poder cumprir, mas o produto, certamente sairá, e num curto e médio prazo porque ele é inevitável", disse ele.
Frequência
Com relação à discussão sobre a destinação da faixa de 2,5 GHz, Cox disse que ia responder sem entrar no mérito da questão dessa faixa específica. "Quando o assunto é frequência a gente não deve 'inventar'. Tem que agir de forma coerente com o que se faz no resto do mundo. Não é questão de soberania ou de nacionalidade, se não seguirmos o padrão mundial teremos ônus aos brasileiros", declara.
Balanço
A Claro anunciou nesta sexta feira, 6, que fechou o ano de 2008 com um aumento de 8,5 milhões de novos clientes na sua base. Segundo a própria empresa, este é o maior número de novos clientes conquistados por uma empresa em um ano durante toda a história da telefonia móvel no Brasil. No último trimestre do ano, a companhia adicionou 3,1 milhões de clientes, 36,3% mais que no mesmo período do ano passado. Assim, a base de assinantes atingiu 38,7 milhões, o que é 28,1% maior que no fim de 2007.
A receita líquida chegou a R$ 11,5 bilhões, um aumento de 15,4% em relação ao ano anterior. No quarto trimestre a Claro aumentou em 7,8% a receita que atingiu R$ 3,1 bilhão. No entanto o Ebtida teve uma variação no trimestre negativa de 9,3%, saindo de R$ 675 milhões no quarto trimestre de 2007 para R$ 613 milhões no quarto trimestre deste ano. No ano, contudo, o Ebtida cresceu 15,4% chegando a R$ 11,52 bilhões. João Cox, presidente da operadora afirma que este foi o melhor ano da história da Claro no Brasil. Além disso, a empresa é a líder em adições líquidas do grupo America Movil.

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