Nível de segurança de redes sem fio de varejistas ainda é baixo, aponta pesquisa

0

A segunda pesquisa anual AirDefense sobre Segurança de Redes Sem Fio para o Varejo, realizada pela divisão de Mobilidade Corporativa da Motorola, aponta que 44% dos dispositivos sem fio utilizados em lojas de varejo, como notebooks, computadores móveis e leitores de código de barras podem estar com a segurança em risco. Apesar de alto, o índice teve uma redução significativa, se comparado ao levantamento de 2007, que mostrou vulnerabilidades de segurança em 85% dos dispositivos sem fio.
O estudo inclui uma análise sobre a segurança de dados sem fio em mais de 4 mil estabelecimentos, em cidades com alta concentração de comércio varejista, como Atlanta, Boston, Chicago, Los Angeles, Nova York e São Francisco, nos Estados Unidos; Paris, na França; Seul, na Coreia do Sul; e Sydney, na Austrália.
Segunda a Motorola, as vulnerabilidades de segurança em redes sem fio normalmente ocorrem em razão de um sistema fraco de criptografia, vazamento de dados, pontos de acesso configurados de forma incorreta e licenças de ponto de acesso desatualizadas. Um dos fatores quase imperceptíveis pelos grandes varejistas é a abordagem generalizada com relação à tecnologia sem fio. Usando soluções de mesma tecnologia, configuração e recursos segurança em um estabelecimento, a vulnerabilidade atinge toda a loja, o que a torna suscetível a ataques e também a desconformidades com relação à indústria de cartões de pagamento (PCI).
Para a realização da pesquisa foram monitorados 7.940 pontos de acesso – o hardware que conecta dispositivos wireless a redes de computadores com cabeamento convencional – e descobriu que 32% deles não eram criptografados, enquanto em 2008, esse número era de 26%. Com os mesmos resultados obtidos no ano passado, 25% dos pontos de acesso continuavam usando o WEP (Wired Equivalent Privacy), com privacidade equivalente ao padrão das redes convencionais, que é o protocolo mais vulnerável para criptografia de dados. A versão 2.1 do PCI Data Security Standard (DSS) proíbe novas implementações de WEP no ambiente CDE (Cardholder Data Environment), que estará disponível a partir de 31 de março, e vai exigir a eliminação de WEP em CDE a partir de 30 de junho de 2010.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.