Uma pesquisa realizada pelo Weber Shandwick e a Economy Intelligence Unit revela que 67% dos executivos no mundo inteiro estão com medo de que a reputação de suas empresas esteja em risco. Eles consideram que a sabotagem de funcionários e o vazamento de informações internas foram muito facilitados pelo crescente uso da internet.
A pesquisa mostra que a preocupação com a imagem da empresa é um dos principais tópicos da agenda dos executivos. Sessenta por cento deles disseram que a reputação de suas companhias é, hoje em dia, rigorosamente virtual, e as comunicações digitais trouxe desafios para que se protejam. Por conta disso, eles afirmaram que planejam criar políticas mais rigorosas dentro dos próximos três anos.
Apesar da preocupação, a maioria dos líderes empresariais não mantém muito contato on-line com seus funcionários, e a maior fonte de vazamento de informações internas, que responde por 41% dos casos, são as críticas feitas pelos funcionários à empresa.
A pesquisa ainda mostra que, enquanto dois terços dos executivos têm conhecimento de que seus empregados estão falando mal de suas empresas na internet, apenas um terço tem consciência do que se fala sobre a companhia na rede. Além disso, a maioria dos empresários que sabe da imagem da empresa na web são aqueles que não ocupam cargos de presidente. Apenas 21% dos presidentes de corporações no mundo sabem o que seus funcionários estão falando sobre a empresa em salas de bate-papo, redes sociais e sites de compartilhamento de vídeo.
O analista Leslie Gaines-Ross, chefe de estratégia de reputação da Weber Shandwick, considera que "o desconhecimento dos líderes sobre o fato de seus funcionários irem para a internet reclamar de seus chefes e salários, vazando informações internas, é o fator de ameaça mais perigoso para a reputação de uma empresa".
Ele afirma, ainda, que riscos que não existiam há cerca de dez anos, são agora uma importante fonte de preocupação. "Através de e-mails internos que vazam, ou blogs, qualquer um que tenha alguma coisa a dizer passa a ter voz."
Mantendo a reputação
O relatório ainda mostra que a maioria dos executivos, quando perguntados qual o uso que fazem da internet, contou que usa a rede para pesquisar sobre empresas concorrentes, parceiros de negócios, retorno dos consumidores e para explorar novas oportunidades de negócios.
Ainda assim, a grande maioria dos executivos do mundo inteiro considera a mídia tradicional mais eficiente do que a mídia on-line para a divulgação da imagem de suas empresas. Eles acreditam que apenas metade da informação divulgada em blogs é confiável, e o jeito menos eficiente de se proteger contra a imagem negativa é se aliando a blogueiros.
- Medo da internet