A operação brasileira do PayPal, plataforma tecnológica para pagamentos de compras via internet, encerrou o ano de 2011 com 3 milhões de clientes e adesão de 30 mil varejistas. A expectativa da empresa é tornar o país a quinta maior operação da companhia no mundo, dentro de três anos. O PayPal soma atualmente mais de 100 milhões de contas ativas o mundo, em 190 mercados.
"Para crescer aqui, vamos continuar investindo em pagamento móvel, que é a grande tendência em comércio eletrônico para 2012, em novas parcerias, na ampliação da base PayPal e em ações para as pequenas e médias empresas", diz o presidente do Paypal no Brasil, Mario Mello, em comunicado oficial.
O segmento de pequenos empresários é um dos que mais têm aderido à tecnologia do PayPal no Brasil, segundo a empresa. Para esse setor, foi implementada a iniciativa 'Empreendedor Digital', que consiste em um portal e blog com orientações para auxiliá-los a ingressar no comércio eletrônico com a observância das melhores práticas já aplicadas pelo setor varejista nessa área.
Em 2011, a empresa selou parcerias com marcas de peso, como a operadora de telefonia móvel Vivo, o site de compras coletivas Groupon, o provedor de serviços de internet Yahoo! e os Correios.
As iniciativas para conquistar o comprador virtual brasileiro incluem a garantia de reembolso total em caso de não entrega do produto em até 45 dias, além de opção de pagamentos por E-mail, gratuitamente.
Já para o vendedor, a plataforma oferece, sem custo, solução de proteção contra transações fraudulentas ou cancelamento de pagamento por alegação de não recebimento do produto.
O PayPal também fechou parceria com a MasterCard para oferecer aos usuários brasileiros a possibilidade de parcelamento em até 12 vezes.