A Suprema Corte da Austrália decidiu nesta quarta-feira, 6, que o AdWords, principal serviço de publicidade da Google, não infringe a lei de livre comércio do país ao permitir a exibição de links patrocinados no site de buscas por meio da definição de palavras-chave pelo anunciante.
A sentença do tribunal, que reverte parecer anterior da Corte Federal, promulgado em abril do ano passado, foi unânime. A Corte Federal havia decidido que o Google deveria adequar a ferramenta de buscas de maneira que não confundisse o consumidor em relação aos anúncios. Anteriormente, um tribunal de instância inferior conclui que o AdWords violava a seção 52 da Lei de Práticas de Comércio.
O Google impetrou ação na Suprema Corte e venceu. Agora, com a senteça favorável, a batalha judicial de seis anos que o Google trava com a Comissão de Competitividade e Consumo da Austrália (ACCC, na sigla em inglês) foi extinta. O caso data de 2007, quando a comissão acusava o Google de induzir o consumidor ao exibir links de clientes do AdWords quando o internauta buscava por serviços rivais. O exemplo utilizado na ação foi a da Honda Austrália, cujo link era exibido quando o internauta buscava por “CarSales” e “Honda Motor”, montadoras concorrentes.
“Usuários comuns do serviço de buscas do Google entenderam que as representações veiculadas nesses links patrocinados foram de anunciantes, sem que o Google tenha endossado essas representações”, diz a Suprema Corte em comunicado à imprensa. Para o tribunal, o Google não é responsável por mensagens em links patrocinados vendidos através da plataforma AdWords porque não foi ele quem as criou — foram os próprios anunciantes.
Aquisição
Nesta quarta-feira, 6, o Google desembolsou US$ 125 milhões de seu dinheiro em caixa para adquirir a Channel Intelligence, companhia de e-commerce dirigido. A ferramenta da empresa, que pertence ao ICG Group, rastreia vendas online de diversas categorias, de bens de consumo a itens de computação.
O comunicado não dá detalhes da intenção do Google com a compra, mas tudo indica que o objetivo é melhorar os resultados nas ferramentas de busca quando usuários procuram comprar produtos online.