A Sonaecom informou nesta terça-feira (6/3) que deixou de ter qualquer posição no capital social da Portugal Telecom, tendo vendido a participação que detinha, de cerca de 1%, por 2,6 milhões de euros. Em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), órgão regulador do mercado de capitais português, a empresa informa que ?a sua participada Sonaecom BV procedeu durante os dias 5 e 6 de março de 2007 à alienação de um total de 11.291.657 ações representativas do capital social da Portugal Telecom equivalentes a uma percentagem de cerca de 1% do capital social da operadora".
Na seqüência das alienações, a Sonaecom informa que "não detém ou controla, direta ou indiretamente, quaisquer ações representativas do capital social da Portugal Telecom".
A Sonaecom tentava, até a semana passada, adquirir o controle da Portugal Telecom. Os acionistas da PT, porém, reunidos assembléia geral extraordinária, votaram contra a alteração dos estatutos da companhia, colocando fim à intenção da Sonaecom de incorporar sua concorrente.
No ano passado, a empresa do grupo Sonae ofereceu 9,5 euros por ação para comprar a PT, grupo que controla a operadora Vivo e que tem participação no portal UOL. Há duas semanas, a oferta foi melhorada para 10,50 euros por ação. A Sonaecom condicionou sua proposta à alteração nas regras sobre o controle da PT. De acordo com os estatutos, é preciso ter 90% das ações da Portugal Telecom para controlá-la. A proposta votada ? e rejeitada ? na sexta-feira (2/3) era de reduzir o percentual para 50% mais uma ação.
Com informações da Agência Lusa.