Governo da Bahia assina o acordo para implantação de APL de TI

0

O governo da Bahia deve assinar nesta sexta-feira (7/3) acordo para implantação do Arranjo Produtivo Local (APL) de TI. O documento será firmado durante o evento ?Repactuação da Governança e Arranjo Produtivo Local de TI?, realizado em parceria com o Sebrae local. No encontro, também serão feitas as apresentações da governança do APL e da pesquisa Marketing Discovery Bahia Digital, que traz indicadores sobre os segmentos promissores do mercado brasileiro em que as empresas de TI da Bahia podem atuar.

A governança tem como objetivo promover o diagnóstico sobre os aspectos econômicos, sociais, de produção e produtividade envolvendo os serviços de TI no estado.

No ano passado, as empresas de TI na Bahia experimentaram um crescimento de 26%. Atualmente, constitui-se no estado mais desenvolvido da região Nordeste no setor de TI, respondendo por 96% da receita com produtos manufaturados e 38% com serviços, seguido por Pernambuco, que apesar de participar com apenas 2% da receita de manufatura, recolhe 31% da receita de serviços.

O governo baiano está trabalhando com micro e pequenas empresas a partir dos APLs. Direcionado para impulsionar o desenvolvimento e a competitividade do setor empresarial, o programa de Apoio Arranjos Produtivos Locais, é coordenado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (Secti), mantido em parceria com a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb) e Sebrae/Ba.

?Esse programa conta com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e representa um novo modelo de fomento à competitividade, tendo como objetivos atuar para o incremento da densidade da economia estadual, estimular a capacidade de inovação tecnológica das empresas e seu potencial de cooperação?, explica o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia, Ildes Fereira.

Os arranjos produtivos reúnem várias empresas, principalmente micro e pequenas, voltadas geralmente para uma mesma atividade produtiva, com vínculos de articulação e cooperação. O APL de tecnologia da informação se configura no conjunto de empresas do setor localizadas na região metropolitana de Salvador e Feira de Santana. De acordo com o secretário, essas empresas possuem um grande potencial para a formação de uma grande rede de empresas, organizadas para uma melhor articulação com o governo, associações, sindicatos, instituições de crédito, ensino e pesquisa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.