O Mercado Livre, portal de comércio eletrônico que atua no Brasil e em mais 11 países da América Latina, divulgou os resultados financeiros do quarto trimestre e do consolidado em 2007. A receita líquida no trimestre totalizou US$ 26,9 milhões, o que representa um crescimento trimestral ano a ano de 73,9%.
O crescimento da receita foi impulsionado, segundo a empresa, pelos resultados tanto na plataforma de compras e vendas (marketplace) como na de pagamentos online. A receita do marketplace cresceu 61,5%, para US$ 21,1 milhões, enquanto a receita com pagamentos online atingiu US$ 5,8 milhões, um incremento de 141,1%.
Já o lucro bruto da empresa no quarto trimestre atingiu US$ 20,7 milhões, representando uma margem bruta de 77,1%. O lucro operacional cresceu 260% e alcançou US$ 7,3 milhões, o que representa 27,1% de margem operacional. Isso fez com que o resultado líquido para o período de três meses ficasse em US$ 5,3 milhões, um aumento de 188,5% na comparação com o US$ 1,8 milhão obtido durante o mesmo período de 2006.
A receita do exercício completo teve crescimento de 63,5%, para US$ 85 milhões, ante US$ 52,1 milhões contabilizados em 2006. A receita total do marketplace em 2007 cresceu 55,4% na comparação com o ano anterior e alcançou US$ 69,5 milhões. Já a receita da plataforma de pagamentos online cresceu 112,9%, totalizando US$ 15,6 milhões.
A margem bruta do Mercado Livre cresceu 65,4%, totalizando US$ 66,1 milhões contra US$ 40 milhões do ano anterior, o que representa um lucro bruto de 77,7%. O resultado operacional aumentou 287,8% e alcançou US$ 20,9 milhões. A margem operacional do ano completo atingiu 24,6% contra os 10,4% para o mesmo período do ano anterior.
O resultado líquido para o exercício foi de US$ 9,7 milhões, um aumento de 804,1% na comparação com a cifra total de US$ 1,1 milhão registrada em 2006.