O Centro Nacional de Processamento de Alto Desempenho (Cenapad), que funciona no campus da Unicamp em Campinas, no interior de São Paulo, inaugura no próximo dia 14 seu novo parque computacional que, segundo o instituto, colocará o sistema de ensino e pesquisa brasileiro em um novo patamar de processamento de alto desempenho.
De acordo com nota divulgada pelo centro, isso vai permitir a continuação e o desenvolvimento de pesquisas de ponta em física, química, engenharia, nanociência, simulação de fármacos e genoma, podendo inclusive atender a pesquisa aplicada de interesse do setor produtivo nacional.
O novo parque computacional foi adquirido com recursos do Sinapad (Sistema Nacional de Processamento de Alto Desempenho) através da Rede Nacional de Pesquisa (RNP) no valor de R$ 800 mil. A máquina selecionada foi a Altix 450, fornecida pela Silicon Graphics, um sistema com processadores Intel Itanium II, composto de 88 CPUs (176 cores), 496 GB de memória RAM, totalizando uma capacidade de processamento em torno de 1,12 TFlops ( trilhões de operações com pontos flutuantes por segundo) e 24 TB de disco externo.
A opção pelo servidor da Silicon, segundo o Cenapad, decorreu do farto de ser mais robusto e com uma melhor relação memória/processador, que pode resolver de maneira mais eficiente os grandes problemas e desafios computacionais, típicos em um ambiente de alto desempenho.
O Cenapad São Paulo completou 14 anos de existência e foi responsável por pesquisas importantes em várias áreas, como na área de simulações computacionais com publicações em revistas de alto impacto. O novo parque computacional, que inicia operação neste mês, dará aos pesquisadores brasileiros um novo aliado para desenvolvimento de pesquisas de vanguarda.
Este novo sistema poderá sofrer melhorias num futuro próximo devido ao projeto de revitalização continuada do parque computacional brasileiro do sistema Sinapad, que congrega os vários Cenapad espalhados pelo país.