Uma corte americana determinou nesta terça-feira, 6, que o Google e a Motorola terão de fornecer detalhes à Apple sobre o desenvolvimento do sistema operacional Android, segundo a agência Bloomberg. A Motorola Mobility está em processo de compra pelo gigante das buscas por US$ 12,5 bilhões e a transação já obteve aprovação do Departamento de Justiça (DOJ) dos Estados Unidos e da Comissão Europeia. O tribunal também exigiu que deem pormenores sobre os termos do contrato firmado entre elas.
A decisão é uma resposta a um pedido da Apple como parte do processo referente a patentes aberto por ela, em 2010, contra a Motorola. Segundo os advogados da companhia, no pedido enviado à corte do juiz de Chicago, Richard A. Posner, "os detalhes do acordo Android/Motorola são muito importantes para os pedidos e defesas da Apple".
Para os advogados da Motorola, porém, como o Google ainda não concluiu a compra, "os funcionários e documentos do Google não estão sob 'posse, custódia ou controle'" da fabricante de celulares. "A Motorola não pode forçar o Google a produzir documentos nem a testemunhar contra a sua vontade", afirmaram os advogados.
O juiz agendou duas audiências separadas, a primeira com início em 11 de junho, para as duas ações em questões – uma sobre seis patentes da Apple e outra sobre três patentes da Motorola.