A Seal Telecom, integradora de sistemas para comunicação presencial e a distância, foi a vencedora da licitação realizada pelo Palácio do Planalto, no valor de R$ 1,54 milhão, para implantação de sistemas de áudio e vídeo em alta definição nos salões Nobre, Leste e Oeste. Segundo o governo, os ambientes necessitavam de soluções que trouxessem alta qualidade na captação e transmissão de áudio, e tornasse mais ágil a comunicação dos usuários dos salões.
O projeto integrado pela Seal trouxe inúmeros benefícios aos salões. Agora, todas as reuniões podem ter suas atas gravadas em formato digital com alta fidelidade de áudio, pois os sistemas de áudio contam com ajustes dinâmicos para eliminação de microfonias, sem necessidade de intervenção dos operadores. Eles contam ainda com sistemas automatizados, o que amplia a durabilidade das soluções, uma vez que a automação minimiza o acesso direto aos equipamentos para ajustes e configurações, diminuindo ainda custos de manutenção e operação.
Segundo o diretor comercial da Seal Telecom, Alexandre Novakoski, o Palácio do Planalto está equipado com sistemas de comunicação multimídia inteligentes, econômicos e qualificados, atendendo às necessidades da Presidência da República. Ele diz que isso vai permitir que equipe técnica e operacional da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) executar com muito mais excelência os serviços de captação e geração de sinais de áudio e vídeo, já que a tecnologia de ponta e a alta durabilidade permitem mais eficácia e confiabilidade.
Agora, os salões Nobre, Leste e Oeste do Palácio do Planalto estão equipados com sistema streaming e de gravação. Assim, todas as conferências trazem áudio e vídeo digitalizados por um servidor com placa de captura profissional padrão HD, gravados em computadores, no qual áudio e vídeo podem ser disponibilizados na intranet ou na internet por meio de um equipamento de distribuição central, deixando o acesso e o compartilhamento dessas gravações mais otimizados, dinâmicos e seguros.
A tecnologia de teleconferência conta com terminais IP e PSTN e sistema de processamento de áudio digital programados para, simultaneamente, controlar toda sonorização do ambiente, controlar o ganho, ajustar e cancelar o eco acústico (AEC), equalizar a sonorização no ambiente, suprimir os ruídos, mixar e distribuir diversas fontes. Ainda ajustar delays (atrasos) e prover todos os recursos necessários de um sistema de sonorização profissional de alta qualidade, pensado sob medida para as demandas dos salões.
O sistema possui capacidade para vários programas nos ambientes e permitiu, num único lugar, a criação de espaços com múltiplos recursos, tais como alternar entre várias programações para eventos com apresentações multimídia, filmes e outras necessidades. As operações são realizadas por meio de monitor sensível ao toque, onde são exibidos controles virtuais de todo o sistema.
O sistema de automação é programado para ajustar a um toque de botão todos os possíveis cenários da sala, gerando economia e inteligência no gerenciamento do ambiente. Ele possui uma pequena central de processamento com porta Ethernet, interfaces seriais e demais interfaces de controle dimensionadas conforme a quantidade de equipamentos gerenciáveis que estão instalados no Salão Nobre.