Acionista acusa Dell de ocultar dados para derrubar preço de ações visando fechamento do capital

0

A Southeastern Asset Management, maior acionista independente da Dell, com 8,4% de participação, acusa a companhia de ocultar dados importantes em seu balanço financeiro, a fim de reduzir o preço dos papéis e, consequentemente, economizar na recompra de ações para o fechamento do capital da fabricante de PCs. Em carta enviada ao conselho de administração nesta semana, o fundo acusa a Dell de não fazer a divulgação dos resultados de forma adequada para que seus negócios pareçam piores.

Para a empresa, a Dell está “intencionalmente enfatizando as vendas decrescentes de PCs para justificar o preço da recompra”, segundo o jornal britânico Financial Times, que teve acesso ao documento. Em janeiro, a fabricante anunciou a mudança no relatório do balanço. Seria criado um novo grupo, o de “computação para usuários finais”, baseado no segmento de PCs e de serviços e software relacionados. O ajuste, entretanto, ainda não foi feito — falha que impossibilitou aos investidores ter uma visão clara sobre o real estado da cadeia de computadores pessoais, argumenta a Southeastern.

Atualmente, a Dell revela as receitas da unidade de PCs, mas não os lucros operacionais. Procurada pelo jornal britânico, a fabricante afirmou que iria revisar os pedidos da Southeastern e respondê-los “em tempo hábil”. A carta inclui também um pedido para o fornecimento de detalhes sobre outros acionistas, o que permitira o lobby do fundo junto a outros investidores para obter apoio a sua causa.

Após diversos rumores no mercado, a Dell divulgou no início do mês passado um acordo para o fechamento de capital no valor de US$ 24,4 bilhões. A cifra conta com empréstimos do fundo Silver Lake Partners, um aporte da Microsoft e ainda o rolamento de uma dívida e financiamentos com os bancos Barclays, Bank of America Merrill Lynch, Credit Suisse e RBC Capital Markets. Alguns dias depois, outro grupo de acionistas chegou a protocolar uma ação pedindo a investigação sobre a conduta dos executivos, acusados de "não maximizar o valor da companhia" e conseguirem uma oferta aquém do potencial da empresa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.