A forma como as pessoas estão consumindo conteúdo mudou. Já tem um tempo que a audiência TV está disputando a atenção dos usuários com outras plataformas. Sempre foi comum assinar planos com 200 ou mais canais, mesmo que você assista a 10% deles. Porém, nos últimos anos o conteúdo verticalizado e de nicho está ganhando o mercado.
A história de Davi e Golias pode ser uma boa forma de representar esse movimento de mercado. Os (ainda) gigantes do mercado televisivo, agora disputam espaço e audiência com os pequenos canais, que ganharam força com o streaming. Isso aconteceu porque os publishers perceberam que o público não só procura por conteúdos que sejam somente de seu interesse e que não tenham interrupções com anúncios, como também está disposto a pagar por essa relevância.
Canais que falam sobre pesca, física quântica, religiões e muitos outros assuntos, têm ganhado a atenção dos usuários e, por consequência, gerado renda para os produtores de conteúdo. Por isso, podemos dizer que vivemos a era dos supernichos, ou seja, ambientes específicos que abordam um único tema, com todas as informações relevantes sobre ele.
Dados de um levantamento divulgado pela Nielsen, empresa especializada em pesquisas de mercado, mostram que as pessoas estão predispostas a investir em mais de um serviço, desde que ele atenda suas expectativas. Portanto, é um bom momento para que os canais considerados menores, aumentem sua audiência e consigam reverberar seu conteúdo de forma eficiente.
Essa transformação de mercado e também de comportamento dos consumidores, mostra a força e as possibilidades que os pequenos têm para enfrentar os grandes players. Como falamos anteriormente, as pessoas procuram por conteúdos relevantes, sobre temas específicos e em diferentes plataformas, que possam se adequar ao seu estilo de vida. Portanto, os publishers que estão na chamada "calda longa", têm a faca e o queijo na mão para ganhar mercado.
Por fim, não se intimide se você ainda é um Davi no mercado de produção de conteúdo. Os Golias sempre existirão, mas agora há espaço para competir de igual para igual, engajar sua audiência e fazer uso de plataformas que oferecem toda a infraestrutura e know-how para alavancar seu canal, seja do tema que for. O que está esperando para lançar sua pedra e vencer essa batalha?
Gustavo Caetano, CEO da Samba Tech.