Estudo da Juniper Research descobriu que as mensagens A2P (Application-to-Person) de negócios atingirão até 3,5 trilhões de envios até 2023, acima dos 2,5 trilhões estimados em 2019, um crescimento de 40%.
A nova pesquisa, "A2P Messaging: SMS, RCS e OTT Business Messaging 2019-2023 previu que a interatividade de rich media do RCS (Rich Communications Suite) tornará popular a emergente tecnologia de mensagens para uso de negócios de varejo e marketing. Alegou que esta funcionalidade melhorada irá impulsionar o tráfego RCS para um crescimento médio anual de 290% nos próximos 4 anos, para ajudar o crescimento das receitas totais de mensagens das operadoras.
56 Bilhões de mensagens de negócios RCS serão entregues até 2023
No entanto, apesar do forte crescimento, o RCS será responsável por apenas 2% de todo o tráfego A2P até 2023, atingindo 56 bilhões de mensagens A2P. A pesquisa sugeriu que os usuários de mensagens A2P continuarão usando o SMS devido à familiaridade do protocolo. Como resultado, alegou que o crescimento do RCS será impulsionado principalmente pelo novo tráfego, em vez da migração do tráfego existente do SMS.
O autor do estudo, Sam Barker, comentou: "O crescimento futuro do tráfego RCS será impulsionado por usuários migrando de aplicativos móveis dedicados. A tecnologia se desenvolverá para se tornar o primeiro ponto de contato para os usuários do RCS se engajarem com marcas em dispositivos móveis dentro de 5 anos".
Mensagens de negócios OTT vai crescer 700% nos próximos 4 anos
A pesquisa também descobriu que as plataformas de mensagens corporativas OTT, como o WhatsApp for Business, entregarão 236 bilhões de mensagens até 2023. No entanto, elas continuarão sofrendo com uma base de usuários fragmentada em vários aplicativos de mensagens. Em resposta, a pesquisa citou o uso de soluções CPaaS (Plataforma de comunicação como serviço) como essenciais para permitir o fallback no onipresente protocolo SMS para garantir o término da mensagem.
Além disso, descobriu que essas plataformas permitirão a coleta de dados perspicazes, incluindo preferências de contato, para permitir que os usuários de negócios do A2P otimizem as campanhas de mensagens.