Com o objetivo de aumentar ainda mais sua capacidade de inovação e melhorar a experiência do cliente, o Bradesco, ano passado, firmou contrato com 14 startups por meio do inovabra — ecossistema de inovação do banco –, mais que o dobro de contratações em comparação com 2021.
As contratadas pelo Bradesco neste ano foram: Teddy, Ololu, Finch, Quod, R3, Field Control, D1 Zenvia, LegalBot, Inbot, CubeTI, Trestto, BCF, Walljobs e Semantix – que fechou contrato com quatro áreas distintas da instituição financeira.
Já o inovabra ventures, fundo de capital proprietário do banco, investiu em 10 startups diferentes em 2022, são elas: Partyou, Ictineo, BCP Global, BV, Smartbrain, Docket, Agrotools, OneBlinc, ChargeAfter e Rabbot.
O inovabra foi criado para melhorar a vida das pessoas e das empresas por meio da inovação, estimular a cultura e acelerar as jornadas de transformação digital do Bradesco. "Este ano, experimentamos mais de 70 soluções em nosso laboratório. O Invest+ (aplicativo que consolida investimentos em um só lugar ao conectar bancos e corretoras) e a Vitrine virtual de imóveis e veículos em leilão, são exemplos de serviços que foram originados por meio da inovação aberta e já estão disponíveis para os nossos clientes", comenta Fernando Freitas, head de inovação do Bradesco.
Além disso, com o intuito de acelerar e trazer mais segurança às experimentações, o inovabra disponibilizou o Sandbox privado de inovação. A plataforma conta com recursos que simulam um core bancário, com dados fictícios. Para inaugurá-lo, foi realizado o 1º Hackathon inovabra de Cash Management que, entre cinco finalistas, selecionou a 7AZ para experimentar uma solução com o banco.
O papel do inovabra também se estende ao fomento do ecossistema por meio do seu ambiente de coinovação que, a cada ano, atrai mais empresas e expande seu book de soluções. Somente em 2022, 65 startups se juntaram ao ecossistema, totalizando 233. Além delas, corporações de diferentes setores também se tornaram parceiras, como por exemplo, Banco John Deere, LATAM, BRK Ambiental, Mondelez e Cyrela. E, para destacar os membros e as áreas do Bradesco que mais colaboram e inovam, anualmente acontece o reconhecimento interno Colaborar para Inovar.
"A inovação é um papel de todos que fazem parte do negócio e o público interno precisa estar engajado para soluções inovadoras acontecerem e melhorarem a experiência dos clientes. Um exemplo disso foi o Metaverso Experience, evento que apresentou o tema e proporcionou experiências imersivas para mais de três mil colaboradores do Bradesco", diz Freitas. O inovabra possui um programa de cultura que tem a missão de disseminar conhecimento internamente e criar um portfólio de projetos.
Para 2023, o banco planeja continuar ampliando sua capacidade de inovação e desenvolvimento de novas tecnologias. O metaverso, por exemplo, que já está entre os temas trabalhados pela organização, ficará ainda mais presente no próximo ano. "Estamos presenciando um grande marco que é o surgimento da Web 3.0 e a presença do metaverso dentro do ambiente corporativo e o Bradesco está atento a tudo isso. Queremos cada vez mais entregar aos nossos clientes e parceiros, tecnologias que conectem o espaço físico e virtual, de forma segura, eficaz e inovadora", pontua o executivo. Além disso, o banco acompanha o mercado de ativos digitais visando extrair as principais oportunidades que estejam relacionadas à evolução dos negócios financeiros. O objetivo é trabalhar com ativos subjacentes que sejam regulados pelo Banco Central e pela CVM, e aqueles mais ligados ao seu core business, expertise e dia a dia.