Com mais de 1,3 milhão de maquininhas espalhadas pelo país e a maior operação de adquirência para vendas online do Brasil, a Rede processou aproximadamente 8.3 bilhões de transações em 2022.
Consciente de seu papel na economia brasileira – a Rede processou uma média de 1500 transações por segundo durante a Black Friday 2022 –, a empresa trabalha 24×7 para elevar continuamente a qualidade dos serviços entregues ao mercado. Há, no entanto, desafios nesta jornada.
Nas compras online, a cada 100 clientes que navegam entre sites, apenas três decidem comprar. Do total de transações iniciadas, 30% em média são negadas por diversos motivos, como saldo insuficiente, suspeita de fraude, entre outros. Para evitar quadros como estes, os profissionais da Rede buscam facilitar a jornada de pagamentos a partir de dados, inteligência e segurança.
Os serviços da Rede atingem índices de aprovação médios de compras acima de 90%. A média do setor fica na faixa de 70%. Outra frente de negócios onde a Rede atua é no suporte ao processamento das transações de PIX do Itaú Unibanco. Somente durante as primeiras horas da Black Friday 2022, houve um aumento de 193% de transações PIX em comparação com o evento de 2021.
Visão preditiva e tempestiva sobre o mundo das finanças
A sustentação das operações tanto de varejo quanto de atacado e o processamento total das transações por parte da Rede é uma jornada complexa. "Para que um único pagamento aconteça, entram em cena atores muito variados, do próprio banco a operadoras de Telecom, passando por bandeiras de cartão de crédito, adquirentes etc.", explica Mário Riudoms Sangenis, Superintendente de Tecnologia da Rede Itaú. "Neste contexto, é fundamental dominar disciplinas de monitoramento que entreguem uma visão preditiva sobre todo esse universo, contribuindo de forma tempestiva para a análise de informações variadas, geradas em diferentes fontes".
Essa abordagem permite que a Rede rapidamente consiga identificar problemas ou incidentes. "Reagimos com agilidade, corrigindo a situação ou, então, identificando um evento como uma oportunidade de inovação tanto técnica como de negócios".