À frente das transformações pelas quais o mundo vem passando, as empresas de tecnologia apontaram as dez principais estratégias para obter vantagens competitivas e aumentar eficiência nos próximos 12 meses. Os dados são relatório "BDO Techtonic States – Como a tecnologia irá fazer seu negócio parar ou ter sucesso", produzido pela BDO – quinta maior empresa de auditoria e consultoria do Brasil e do mundo.
No topo da lista está a adoção de inteligência artificial, talvez o assunto que mais tem movimentado o setor nos últimos anos. "Inteligência artificial e ESG pautarão não apenas as empresas de tecnologia, mas companhias de todos os setores e tamanhos", afirma Toni Hebert, sócio da BDO responsável pela área de Solutions.
Veja abaixo, as 10 principais estratégias que as organizações tecnológicas seguirão nos próximos 12 meses:
1. Adoção de IA e outras soluções digitais avançadas;
2. Reestruturação da cadeia de fornecimento e dinamização para novas linhas de negócios;
3. Mudança de foco para produtos e serviços de maior valor;
4. Inovação baseada em dados de serviços, produtos e processos;
5. Aumentar a automação de tarefas para melhorar a produtividade;
6. Remodelar o modelo de negócio em torno da IA, digitalização e big data;
7. Fortalecer as credenciais ESG e de sustentabilidade;
8. Aumentar a colaboração intersetorial;
9. Agilidade: girar rapidamente, experimentando e 'falhando rápido';
10. Marketing altamente personalizado, baseado na personalidade e gerenciamento de força de trabalho.
O estudo mostra ainda que aproximadamente nove em cada 10 líderes de empresas de tecnologia (88%) acreditam que a sua organização só sobreviverá se acelerar significativamente a inovação tecnológica. "Neste contexto, a inteligência artificial é fundamental. De todos os setores no estudo, os líderes das empresas de tecnologia são os mais propensos a afirmar que as organizações que são as pioneiras no uso da IA terão uma vantagem competitiva significativa sobre os seus concorrentes", finaliza Hebert.