MEC vai modernizar sistemas e infraestrutura de TI

0

O Ministério da Educação expandiu a parceria com o Serpro em novo contrato firmado neste mês de fevereiro de 2025 para a implementação de soluções tecnológicas inovadoras. O acordo visa a ampliação do uso de tecnologias e, ainda, a adoção e o desenvolvimento de novas soluções. Na última segunda-feira, 24, o presidente Alexandre Amorim recebeu o subsecretário de Tecnologia da Informação e Comunicação do MEC, Marco Antônio Fragoso, na sede da empresa, para selar simbolicamente a assinatura do contrato.

"Somos uma organização que se posiciona como protagonista na construção de um governo digital, inclusivo, eficiente e seguro. Esse contrato estratégico para a modernização tecnológica do Ministério da Educação representa muito bem o que nos propomos a fazer todos os dias", celebrou o presidente Alexandre Amorim.

Para o subsecretário Marco Fragoso, a expansão da parceria confere mais robustez tecnológica para a atuação do MEC. "O novo contrato vai proporcionar ao MEC uma maior capacidade de resposta às necessidades de TI [Tecnologia da Informação], acelerando a transformação digital", descreveu.

Novas tecnologias para modernizar a gestão educacional

A parceria entre o MEC e o Serpro prevê, por exemplo, a utilização de tecnologias como o Serpro Multicloud, o Serpro Virtual e a Plataforma de Comunicação.

O Ministério decidiu pela ampliação do uso do Serpro Multicloud, que já apoiou na garantia do sucesso na operação do Sistema de Seleção Unificada (SISU) em 2025. O programa recebeu, inclusive, um monitoramento especial no período mais crítico, entre os dias 17 e 21 de janeiro, no Centro de Operações da estatal, em Brasília. Com a expansão da parceria, o MEC poderá incorporar novos serviços no ambiente de nuvem da empresa, com evoluções arquiteturais, de automação e integração entre os sistemas.

Os servidores do Ministério terão ainda mais segurança e agilidade no trabalho remoto com o Serpro Virtual, que disponibiliza e gerencia computadores virtuais de alta performance, permitindo que os usuários acessem seus aplicativos e dados, de qualquer lugar e em qualquer dispositivo, com a proteção, soberania e privacidade que os dados públicos exigem.

A Plataforma de Comunicação terá o objetivo de fazer a gestão das interações entre o MEC e o cidadão, facilitando a comunicação governamental. O produto traz insumos para configurar perfis e, partir disso, construir conversação proativa e direcionada. Além de propiciar o monitoramento de resultados e a criação de novas estratégias baseadas nos dados gerados por meio de painéis de acompanhamento.

Além disso, a Pasta terá também a consultoria tecnológica do Serpro à disposição para atender às necessidades de melhoria e inovação em TI, contando com a expertise dos profissionais da empresa que atua há mais de 60 anos com os sistemas da administração pública federal.

Desenvolvimento de nova solução

O MEC terá o Serpro como parceiro no desenvolvimento da Solução de Armazenamento de Atos Normativos, que irá modernizar a pesquisa dos atos produzidos e publicados pela Pasta. O sistema permitirá que o usuário realize consultas e tenha acesso aos documentos de forma muito mais célere e intuitiva, proporcionando um relacionamento mais efetivo entre governo e sociedade.

O superintendente de Negócios de Governo Digital do Serpro, Alexandre Ávila, avalia que a tecnologia é uma aliada indispensável no processo educacional. "Este contrato representa mais do que uma parceria estratégica, é um compromisso com o futuro", comemora. "Este é o começo de um novo ciclo, em que o uso inteligente da tecnologia não só transforma o modo de ensinar e aprender, mas também abre portas para um ensino mais acessível, eficiente e inclusivo", acrescenta. Para Ávila, com a confiança mútua e o compromisso de resultados, "temos a certeza de que este será um passo decisivo para o sucesso de todos os envolvidos", conclui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.