TV Digital: Padrão sino-brasileiro volta a ser discutido

0

O padrão sino-brasileiro de TV digital volta a assombrar os anseios dos setores e da parcela do Governo que pede por uma decisão imediata por um dos três padrões internacionais já existentes de TV digital.

Fazendo parte da delegação brasileira que visitou recentemente a China, liderada pelo vice-presidente José Alencar, o secretário-executivo do Ministério da Cultura, Juca Ferreira, diz ter conversado com alguns representantes do governo chinês sobre o assunto, embora, como destaca o próprio secretário-executivo, não tivesse autonomia de negociação.

Segundo ele, o governo chinês não pretende fazer uma proposta formal ao Brasil, visto que entenderiam a decisão do País de buscar contrapartidas econômicas e industriais na escolha de um padrão internacional.

Entretanto, segundo Juca Ferreira, não descartam a possibilidade de ter a participação brasileira no desenvolvimento do padrão caso o País resolva adotar um quarto padrão de TV digital. Ainda segundo o secretário-executivo do MinC, o governo chinês quer adotar um padrão que seria desenvolvido em conjunto com a Índia e a Rússia, além do Brasil (seria o BRIC de TV digital).

Para o desenvolvimento deste novo padrão, o Brasil poderia contribuir com as pesquisas do projeto do SBTVD, já que, segundo Ferreira, os chineses teriam demonstrado muito interesse em algumas das tecnologias pesquisadas, inclusive em relação à modulação.

A argumento que os chineses teriam apresentado a Juca Ferreira para criar um padrão novo seria que a China não pretende apenas fazer uma transição de qualidade de imagem, mas promover a inclusão social, principalmente nas áreas rurais do país. Um argumento muito defendido no governo Lula e que foi usado para justificar os investimentos na pesquisa do SBTVD.

Juca Ferreira, que se entusiasmou com a possibilidade do padrão BRIC, que poderia "abrir uma janela de novas possibilidades", afirmou a este noticiário que já apresentou a proposta da participação do Brasil no desenvolvimento de um novo padrão à ministra Dilma Roussef, da Casa Civil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.