Ao que tudo indica, outras grandes operadoras de telefonia como Telefônica, Vivo e Claro também serão multadas pelo o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), do Ministério da Justiça, por não apresentarem no primeiro menu a opção "reclamações".
O órgão considera como primeiro menu o menu de divisão, tradicional ferramenta utilizada por diversos SACs para separar clientes de não-clientes e, posteriormente, prestar atendimento diferenciado a cada um dos dois públicos, como o primeiro menu.
Esta exigência do DPDC tem gerado polêmica, já que as operadoras não contabilizam o menu de divisão e alegam que não faz sentido um não-cliente ouvir todas as opções para só no fim ir para um menu de não-clientes.
No dia 30 de março, o DPDC multou a TIM em R$ 650 mil por não estar adaptada à essa nova exigência da lei do serviço de atendimento ao cliente. A operadora, na ocasião, disse que recorreria da punição.
De acordo com o DPDC, o processo das outras operadoras está em fase final de análise e os processos devem ser instaurados em breve. Segundo fontes de órgãos de defesa do consumidor, Vivo, Claro, Oi também devem a ser multadas, mas devem recorrer à punição pelo fato da metodologia de análise do DPDC ser dúbia e dar margem para discussões. Alguns juristas frisam que as operadoras devem vencer o recurso.
Segundo a assessoria de imprensa do DPDC, caso sejam constatadas as irregularidades, as empresas serão autuadas e se forem apenas a questão do menu, as multas também serão de R$ 650 mil.
A reportagem de TI INSIDE Online ligou para todos os SACs das maiores operadoras, e apenas o da Embratel conta com a opção "reclamações" no primeiro menu, conforme exige o DPDC, sendo a única que deve escapar das prováveis multas referentes a esse quesito que serão aplicadas pelo órgão do Ministério da Justiça.
- Novas autuações