Mais operadoras devem ser multadas por 'falhas' no SAC

0

Ao que tudo indica, outras grandes operadoras de telefonia como Telefônica, Vivo e Claro também serão multadas pelo o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), do Ministério da Justiça, por não apresentarem no primeiro menu a opção "reclamações".
O órgão considera como primeiro menu o menu de divisão, tradicional ferramenta utilizada por diversos SACs para separar clientes de não-clientes e, posteriormente, prestar atendimento diferenciado a cada um dos dois públicos, como o primeiro menu.
Esta exigência do DPDC tem gerado polêmica, já que as operadoras não contabilizam o menu de divisão e alegam que não faz sentido um não-cliente ouvir todas as opções para só no fim ir para um menu de não-clientes.
No dia 30 de março, o DPDC multou a TIM em R$ 650 mil por não estar adaptada à essa nova exigência da lei do serviço de atendimento ao cliente. A operadora, na ocasião, disse que recorreria da punição.
De acordo com o DPDC, o processo das outras operadoras está em fase final de análise e os processos devem ser instaurados em breve. Segundo fontes de órgãos de defesa do consumidor, Vivo, Claro, Oi também devem a ser multadas, mas devem recorrer à punição pelo fato da metodologia de análise do DPDC ser dúbia e dar margem para discussões. Alguns juristas frisam que as operadoras devem vencer o recurso.
Segundo a assessoria de imprensa do DPDC, caso sejam constatadas as irregularidades, as empresas serão autuadas e se forem apenas a questão do menu, as multas também serão de R$ 650 mil.
A reportagem de TI INSIDE Online ligou para todos os SACs das maiores operadoras, e apenas o da Embratel conta com a opção "reclamações" no primeiro menu, conforme exige o DPDC, sendo a única que deve escapar das prováveis multas referentes a esse quesito que serão aplicadas pelo órgão do Ministério da Justiça.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.