A maioria dos CIOs das empresas (68%) que utilizam recursos de TI aponta a eficiência no consumo de energia como "top of mind" quando se pensa em "TI verde", de acordo com uma pesquisa mundial da IDC. Segundo o levantamento, outros 51% dos entrevistados afirmaram que a abordagem para a implantação de iniciativas de TI verde está diretamente ligada à redução de custos que esse conceito pode proporcionar.
A pesquisa revelou ainda que 85% dos CIOs afirmaram que a TI vai desempenhar um grande papel no suporte da sua organização para reduzir o impacto ambiental, e 63% disseram estar implantando programas de reciclagem de hardware. No entanto, 78% citaram que atualmente não têm orçamento disponível para a iniciativas de TI verde ou sustentabilidade corporativa.
O desempenho bruto de computação não é mais a principal prioridade dos executivos de TI, que agora lutam para encontrar formas mais eficientes de computação. Segundo Vernon Turner, vice-presidente sênior da IDC, está se tornando cada vez mais crítico que os fornecedores e usuários de tecnologia compreendam os vínculos entre a sustentabilidade ambiental e rentabilidade, e como utilizar isso para desenvolver estratégias. "Assim, a utilização de TI verde pelas empresas nunca tão importante quanto é atualmente", frisou.
- Sustentabilidade ambiental