O uso de redes sociais cresceu 93% nos Estados Unidos desde 2006, e hoje as pessoas passam quase o dobro do seu tempo on-line em sites de relacionamento, de acordo com pesquisa da Netpop Research. Segundo o estudo, há três anos os americanos despendiam 18% do seu tempo de navegação em redes sociais, e agora passam cerca de 32% nesses sites.
O levantamento mostra também que, à medida que o uso de redes sociais cresceu, a utilização de formas tradicionais de entretenimento on-line caiu 29%, correspondendo a apenas 19% do tempo total gasto na web.
A Netpop observa que a definição de entretenimento está mudando e dando espaço para uma nova forma de lazer baseada em conversar, discutir e compartilhar opiniões e conteúdos diversos, ou seja, a era da colaboração.
A estimativa da Netpop com o relatório é que 76% dos americanos usuários de banda larga (cerca de 105 milhões de pessoas) são adeptos de sites de relacionamentos e, apesar de muitos tipos de redes serem usados apenas por 10% dos usuários de banda larga, 7 milhões de pessoas são considerados "heavy users", internautas que usam intensamente seus PCs para acessar a rede mundial.
O estudo analisa que as ferramentas mais usadas pelos internautas são: blogs, microblogs (Twitter), sites de relacionamentos e compartilhamento de fotos e vídeos. A empresa de pesquisa ressalta que em uma semana normal, os usuários se relacionam com 248 pessoas simultaneamente.
Segundo a Netpop, mesmo que a proporção ainda seja pequena, esses usuários é que serão os responsáveis pela movimentação das atividades da web 2.0.
- Expansão acelerada