Decisão sobre Plano Nacional de Banda Larga pode ocorrer nesta semana

0

A próxima reunião dos ministros com o presidente Lula para tratar sobre o Plano Nacional de Banda Larga está marcada para ocorrer na quinta-feira, 8. E o secretário de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Rogério Santanna, considera que este deve ser o encontro definitivo para a tomada de decisão sobre o projeto.
"A expectativa é que a decisão seja tomada nesta próxima reunião, para o decreto ser realizado", comenta Santanna. O secretário pondera que as eleições podem prejudicar a iniciativa, alegando que elas podem resultar em um atraso no planejamento. Entretanto, ele salienta que há tempo hábil para executar as primeiras metas do plano.
Após Lula tomar a decisão, antes de ser realizado o decreto, o Plano Nacional de Banda Larga passará pela área técnica da Casa Civil.
Em relação à definição do modelo de negócios, o governo está trabalhando com a possibilidade de fechar parcerias com provedores para estes investirem em ultima milha e, utilizando a rede do governo, ofertarem os serviços de banda larga para o usuário final. Caso não tenham interessados em promover essa iniciativa, existe a possibilidade do governo prover os serviços por meio da Telebras.
"Nos casos em que não houver interesse na última milha, alguém vai ter que realizar a oferta de serviços, ou o governo, ou alguma empresa que seja paga para isso, pois o acesso tem que chegar a estes lugares. Isso já está definido", observa Santanna. O secretário revela, porém, que teve conversas com associações de provedores e que estes se mostraram interessados na oportunidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.