A Huawei estaria iniciando um lobby junto ao governo dos EUA para que não sejam levantadas barreiras contra uma possível aquisição da unidade de infraestrutura da Motorola. A informação foi publicada pelo jornal Financial Times e analisada pelo site Rethink-Wireless.
Não é a primeira vez que surgem boatos sobre o interesse da Huawei em aquisições na América do Norte. A empresa tentou comprar a 3Com no passado e esteve na lista de potenciais interessados nos ativos da Nortel. Sua presença vem crescendo na região, vide os recentes contratos de fornecimento de infraestrutura para Clearwire e Cox.
A suposta ligação da Huawei com serviços de inteligência chineses poderia despertar a preocupação do governo norte-americano e levá-lo a bloquear uma eventual compra da Motorola pela fabricante chinesa, explica Rethink. Na fusão entre Alcatel e Lucent, por exemplo, também foi feito um acordo com o governo dos EUA, que separou em uma unidade à parte os contratos da Lucent com departamentos de defesa norte-americanos.
Na análise do site, a Huawei é a mais provável compradora da unidade de infraestrutura da Motorola, pois a Ericsson satisfez seu apetite adquirindo a Nortel, enquanto Nokia Siemens e Alcatel Lucent ainda estão preocupadas em melhorar suas próprias margens antes de poder pensar em novas aquisições.
- Estratégia