Número de residências com PCs cresce 29% e com internet, 35%

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O percentual de residências brasileiras com computador atingiu 32% no ano passado, ou seja, 18,3 milhões, enquanto que o número de lares que têm internet em banda larga totalizou 13,5 milhões, o que representou 24% do total de moradias. Os números representam aumento de 29% e 35%, respectivamente, sobre 2008, quando o número de casas com PCs era de 13,9 milhões e com internet de 10 milhões, segundo dados do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto Br (NIC.br).
A pesquisa mostra que o número de residências que têm computador, mas não internet, atualmente é de 5 milhões. Um dos destaques foi o aumento do número de residências que têm notebooks, que saltou de 3%, em 2008, para 5% em 2009.
Já quando analisado o uso de computador e internet nos últimos três meses, a utilização do computador foi realizada por 43% da população brasileira e a de internet por 39%.
Como destaque, o relatório do NIC.br revela que as residências voltaram a se tornar o principal local de acesso à web dos brasileiros, o que não ocorria desde o fenômeno das lan houses, em 2007.
No ano passado, 48% das conexões à internet foram oriundas das residências, contra 42% em 2008. Por outro lado, a participação das lan houses sobre o total de acessos recuou para 45% no ano passado, ante 48% em 2008. Os telecentros e os celulares responderam por 4% e 3% dos acessos em 2009, respectivamente.
Outro dado do estudo pontuou que, do total de brasileiros que acessam a internet, 27% utilizaram serviços de governo eletrônico nos últimos 12 meses, parcela superior aos 22% de 2008. Por fim, a pesquisa mostra que, no ano passado, 52% dos indivíduos que se conectam à rede mundial realizam pesquisa de preço na internet antes de adquirir um produto, e que 19% já realizou alguma compra pela internet. O resultado revela um avanço importante do comércio eletrônico, já que em 2008 estes números eram de 44% e 16%, respectivamente.
A TIC Domicílios 2009, pesquisa anual sobre o uso das tecnologias da informação e da comunicação no Brasil, envolveu entrevistas com 21,5 mil pessoas, em todo o território nacional, entre 21 de setembro e 27 de outubro de 2009.

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