Algar Telecom e FCJ lançam Corporate Venture Builder

1

A Algar Telecom, empresa de TI e Telecom do grupo Algar, está lançando uma Corporate Venture Builder com o objetivo estratégico de consolidar seu posicionamento no ecossistema de startups.

A intenção é fortalecer a evolução digital da empresa, acelerar seu go to market, potencializar a geração de novos negócios e alavancar soluções digitais, voltadas principalmente para os segmentos de micro e pequenas empresas e consumidores finais.

Ao apoiar o crescimento das startups, o modelo proporciona a criação de valor futuro para a organização, que poderá introduzir soluções inovadoras e disruptivas em seus negócios. A parceira escolhida para essa iniciativa é a multinacional FCJ Venture Builder.

Constituída como uma nova unidade de negócios, a empresa terá consultoria direta do Brain, centro de inovação fundado pela Algar Telecom, que já realiza desde 2019 programas estruturados de acesso à startups em fase de tração (Brain Open). Agora, por meio da Algar Telecom Venture Builder, essa experiência será levada para a captação e desenvolvimento de startups ainda em fase inicial de operação, com produtos em lançamento ou com baixo faturamento.

As selecionadas receberão mentorias com especialistas referência do mercado; acesso ao espaço dos escritórios do Brain em São Paulo, Recife e Uberlândia e Lisboa (Portugal); e apoio em áreas fundamentais para o sucesso de um novo negócio, como jurídico, marketing, administração e vendas, por exemplo.

A proposta é desenvolver as startups utilizando a metodologia de Venture Building da FCJ, que conecta startups, investidores, corporações e universidades para alavancar negócios inovadores. Fundada em 2013, a multinacional trabalha com o objetivo de levar startups ao seu pleno desenvolvimento de forma ágil, estratégica e rápida, mitigando os riscos e erros do percurso.

No primeiro ano, a expectativa é realizar chamadas no ecossistema para captação de 7 startups. Até o quinto ano, porém, o planejamento estratégico é desenvolver 40 startups. A seleção acontecerá por programas de Open Innovation, com lançamento de desafios diretamente conectados à estratégia da Algar Telecom, com base nos próprios desafios do programa de Evolução Digital da companhia. Com esse foco, serão escolhidas startups com soluções que resolvam dores de três frentes distintas: experiência digital para o atendimento ao cliente; sustentação das operações e tecnologias digitais da empresa; e criação de novos negócios e produtos digitais.

De acordo com o relatório Inside Venture Capital, produzido pelo Distrito em parceria com o Bexs, em 2021 as startups brasileiras receberam US$ 9,43 bilhões em investimentos, distribuídos em um total de 779 transações. O valor foi 2,5 vezes maior do que o de 2020, em decorrência de uma maior digitalização das empresas, acelerada pela pandemia. O ano passado também marcou um recorde no número de novos unicórnios (startups com valor de mercado superior a US$ 1 bilhão), com dez empresas passando a integrar a lista.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.