O Grupo Light investiu nos conceitos do Business Process Platform (BPP) da SAP para criar um Centro de Serviços Compartilhados (CSC) visando oferecer aos gestores do grupo acesso e gerenciamento unificados dos dados financeiros de todas as empresas da holding.
Trata-se de um empreendimento inovador, especialmente para uma companhia que atua na distribuição (Light Serviços de Eletricidade), comercialização (Light Esco) e geração e transmissão (Light Energia) de energia elétrica em 31 municípios do Rio de Janeiro, prestando atendimento a 3,8 milhões de clientes.
O projeto foi desenhado exclusivamente para atender demandas estratégicas da empresa, informa Marcelo Carreras, CIO da Light. ?Do lado tecnológico, estávamos decidindo a atualização ou migração do nosso ERP. Já do lado de negócios, precisávamos preparar a companhia para ganhar mais eficiência. A integração das áreas contábil e financeira era fundamental para que isso acontecesse e também para deixar o grupo alinhado para possíveis fusões ou aquisições, já que este setor passa por uma forte consolidação?, conta o executivo.
Cliente da SAP desde 1997, a Light usa agora as soluções da companhia na criação de um repositório único para seus processos financeiros, totalmente baseado na plataforma tecnológica SAP NetWeaver e com o apoio do SAP Solution Composer e do SAP Solution Manager. ?E tudo isso alinhado com as melhores práticas de governança corporativa?, detalha Vivian Didio, executiva de contas para o setor de utilities, da SAP Brasil.
Já na fase final e com o "go live" previsto para junho, o Centro de Serviços Compartilhados da Light vai consolidar todas as funções financeiras do grupo, incluindo fluxo de caixa, consolidação societária e aplicações financeiras. ?A vantagem é que conseguiremos otimizar os processos e integrá-los já dentro do nosso ERP, inserindo as outras operações na seqüência, sem atropelar o projeto corporativo?, explica Carreras.
Segundo ele, entre os principais benefícios do projeto estão a definição clara de papéis e responsabilidades, otimização e automatização de contratos, financiamentos, operações de fechamento de câmbio, além do acompanhamento diário do fluxo de caixa e da redução nos custos de expansão e manutenção de redes e de outros ativos e de sua operação.