O Instituto do Câncer de São Paulo Octavio Frias, da Secretaria de Saúde do Governo do Estado de São Paulo, inaugurou nesta terça-feira, 6/5, uma nova plataforma de comunicação, destinada a prover soluções integradas de voz, dados e TI. Parte das soluções adotadas está a cargo da Telefônica, num contrato de 21,5 milhões de reais.
Segundo o acordo, a Telefônica vai oferecer toda a infra-estrutura de telecomunicações do complexo hospitalar, que abrange cinco mil pontos de rede para serviços de voz, dados e internet – sendo que, 2,2 mil pontos são para telefones IP (Internet Protocol), pontos de acesso wireless, saída de internet de 10 Mbps, datacenter, entre outras aplicações.
As tecnologias que a empresa instalou no edifício permitirão, por exemplo, que uma cirurgia seja transmitida pela internet, podendo um médico de qualquer lugar do mundo opinar e participar dos procedimentos. O Instituto Octavio Frias também terá telefones "inteligentes" que, além de acionar a enfermaria, conseguem localizar os médicos em qualquer área do hospital ? quando um paciente pressionar o botão de ajuda.
Além de preparar a infra-estrutura, a Telefônica fará o gerenciamento da plataforma de comunicação, com técnicos residentes para manutenção, suporte 24 horas e instalação.