Reforçar a atuação no exterior, por meio da internacionalização das operações, será a estratégia seguida pela Nexxera, fornecedora de soluções de gestão mercantil e financeira para cadeias produtivas, para crescer neste ano. A estimativa é faturar entre R$ 49,4 milhões e R$ 53,2 milhões, o que, se confirmado, representará um crescimento de 30% a 40% na comparação com o ano passado, quando a empresa registrou receita de R$ 38 milhões.
A aposta da empresa será a abertura de operações próprias no exterior, onde até então atuava por meio de parceiros. A primeira iniciativa nesse sentido será a inauguração de um escritório nos Estados Unidos e, pelo menos, dois na América Latina até o fim do ano.
"O escritório dos EUA já está no processo burocrático de registro, mas acredito que deverá ser inaugurado dentro de 30 a 40 dias. Para os outros dois escritórios da América Latina já estão definidos os países e eles devem ser abertos no segundo semestre", disse o presidente da Nexxera, Edson Silva, sem revelar o nome dos países nos quais serão instaladas as unidades na região. Segundo ele, os investimentos totais da empresa no exterior deverão somar cerca de R$ 6 milhões neste ano.
O executivo ressalta que a meta da Nexxera é que as receitas provenientes das operações internacionais superem o faturamento nacional dentro de três anos. "Temos grandes oportunidades no exterior, existe muita demanda", afirma Silva, ressaltando que já tem dois grandes projetos pilotos nos EUA e um grande projeto em andamento na América Latina, envolvendo vários bancos.
A principal aposta da empresa é a sua oferta de software como serviço (SaaS), denominada Ambiente Eletrônico de Negócios. Silva explica que a solução proporciona uma plataforma de integração e automação entre a empresa e seu cliente, e permite integrar as operações entre parceiros e fornecedores, por meio de cloud computing. "Desse modo, a solução substitui notas fiscais, faturas e boletos por documentos eletrônicos."
Pela oferta, a Nexxera cobra um preço mensal fixo, igual para empresas de qualquer porte, que já inclui suporte, atualização, segurança, integração e gerenciamento. "Esse é principal valor que oferecemos ao cliente. Apostamos nesse modelo de negócios como um diferencial para crescer no mercado e ganharmos a competição contra a concorrência", garante Silva.
Para comercializar a oferta, a Nexxera fechou contrato com a IBM, que fornecerá a infra-estrutura, o gerenciamento e o suporte à solução. O acordo tem duração de dez anos e valor inicial é de R$ 10 milhões. "Mas no contrato já está previsto uma expansão de acordo com a demanda. Devemos aumentar esse contrato neste ano e, assim, nossos aportes junto à IBM", revela o presidente da Nexxera.
O gerenciamento dos serviços e a infra-estrutura serão prestados a partir do Centro de Tecnologia da IBM localizado em Hortolândia, no interior de São Paulo, um dos centros globais da companhia.
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