O Banco Mundial (Bird) informou ter firmado protocolo de entendimentos com a fornecedora holandesa de soluções de segurança digital Gemalto visando unir esforços para apoiar o progresso social e econômico dos países em desenvolvimento por meio do uso de tecnologias da informação e comunicação (TICs). O acordo faz faz parte da nova Iniciativa de Transformação Eletrônica (eTransform Initiative) do Bird.
A iniciativa procura acelerar o uso das TICs em projetos governamentais e na forma como os serviços são prestados aos cidadãos. Segundo a Gemalto essa colaboração conjunta proporcionará o compartilhamento de conhecimentos, com o objetivo de aproveitar a experiência internacional da empresa em áreas como serviços financeiros móveis e identificação eletrônica segura para ajudar os governos a obterem um maior e mais amplo acesso ao que há de melhor em termos de tecnologia, expertise e práticas.
"O impacto das TICs sobre o desenvolvimento é profundo. Elas podem promover melhorias tranformacionais que possibilitam soluções sustentáveis de longo prazo para alguns dos mais prementes desafios do desenvolvimento", disse Mohsen Khalil, diretor mundial do departamento de tecnologia da informação e comunicação do Banco Mundial.
De acordo com ele, a Iniciativa de Transformação Eletrônica marca uma mudança no modo como o Bird ajuda os países em desenvolvimento. Dessa forma, em vez de oferecer somente a sua expertise para os países, salientou Khalil, essa iniciativa conecta os países aos melhores especialistas no mundo, oriundos do setor governamental, do setor privado e da academia.
- Parceria