O Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) vai propor um plano de ação para o setor de 2011 a 2020, que deverá conter uma agenda estrutural de desenvolvimento para o país. A informação foi dada pelo secretário-executivo do MCT, Luiz Antonio Elias, durante audiência pública da Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados nesta quinta-feira 6, que discutiu os preparativos para a 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Segundo Luiz Davidovich, secretário-geral da conferência, a ambição da conferência deve ser a construção de um novo modelo de desenvolvimento. A ex-deputada Irma Passoni, gerente-executiva do Instituto de Tecnologia Social do Brasil (ITS Brasil), também acredita que o encontro deve debater um projeto de desenvolvimento para o Brasil. "A questão é: como produzir dentro de outro paradigma menos depredador, como um acordo de respeito e suportabilidade de cada ecossistema e com ampla inclusão social."
Irma observou que o ITS Brasil reivindica a formulação e implantação de um Programa Nacional de Inovação e Tecnologia Social, como política transversal, atingindo diversas áreas de atuação. A ex-deputada defende recursos orçamentários, com fundo próprio, para o desenvolvimento de tecnologias sociais, que atendam às demandas da população. As informações são da Agência Câmara.
- Política