Depois de uma tentativa fracassada de desenvolver um serviço de buscas personalizadas, o Yahoo vai investir entre US$ 75 milhões e US$ 85 milhões em publicidade para tornar sua marca mais conhecida entre os internautas dos Estados Unidos. Segundo informações do The Wall Street Journal, os anúncios serão veiculados na TV, internet e em outdoors por todo o país.
A intenção com a campanha de marketing é aumentar a audiência do site de buscas para torná-lo mais competitivo frente ao Google, que domina com folga o mercado de buscas nos EUA.
No início do ano, a CEO da empresa, Carol Bartz, havia anunciado investimentos de US$ 100 milhões como forma de tornar as buscas feitas por meio do site mais personalizadas, anunciando inclusive parcerias com redes sociais, como Facebook e Twitter, numa iniciativa chamada de "It's Y!ou".
No entanto, segundo o jornal, a campanha para personalizar pesquisas na web foi um grande fracasso, pois só atingiu aqueles que já eram usuários do Yahoo e não conseguiu tornar sua ferramenta de buscas mais popular. O objetivo agora é tornar a marca Yahoo conhecida e "fazer com que as pessoas interajam com os produtos".
Para estruturar a nova campanha de marketing, o Yahoo dispensou os serviços da agência de publicidade Ogilvy, responsável pela maioria das peças publicitárias da empresa fora dos EUA, e contratou a concorrente Omnicom. A campanha It's Y!ou, contudo, não será abandonada, mas integrada à nova iniciativa publicitária.
- Popularização