A Kaspersky Lab identificou que um em cada 20 computadores em todo mundo está infectado. O número representa 5% dos PCs, de acordo com o Kaspersky Security Scan (KSS), uma ferramenta gratuita de verificação de malware da companhia que reúne estatísticas de segurança e que considerou máquinas com e sem antivírus instalados. Quando considerado apenas os computadores que não possuem antivírus a porcentagem sobe para 13% dos PCs.
De acordo com Eugene Kaspersky, CEO da Kaspersky Lab, o estudo foi realizado em equipamentos domésticos e de pequenas empresas. "A pesquisa representa um bilhão de equipamentos. Se aplicarmos as nossas estatísticas percebemos que cerca de 50 milhões de computadores em todo o mundo estão contaminados."
Os países que apresentaram o menor nível de contaminação, segundo o Kaspersky Security Scan, são Alemanha, Austria, e Suíça com menos de 3% de infecções. Já os mais infectados são a Rússia, Ucrânia, Bielorússia, Cazaquistão e Turquia.
Segundo Kaspersky, uma solução de segurança não garante 100% de proteção, mas as estatísticas apontadas pelo KSS são inadmissíveis. "O único aspecto positivo é que os computadores infectados, sem software de segurança, contabilizam o triplo de contaminação. É evidente que a qualidade das soluções de segurança não é sempre a mesma e, portanto, o nível de defesa difere de um produto para outro. Por isso, é sempre necessário instalar nos equipamentos um software de segurança de qualidade e sempre atualizado", finalizou.