O Google está planejando lançar uma função parecida com um painel no seu navegador Chrome para oferecer aos usuários mais controle na defesa dos cookies de rastreamento, informou o Wall Street Journal na segunda-feira, 6, citando pessoas familiarizadas com o assunto.
Os cookies, pequenos arquivos de texto que acompanham os usuários da Internet, são usados ??pelos anunciantes para segmentar os consumidores sobre os interesses específicos que eles exibiram durante a navegação.
Embora não seja esperado que as novas ferramentas do Google reduzam significativamente sua capacidade de coletar dados, isso ajudaria a empresa a ampliar sua vantagem sobre os rivais de publicidade on-line, disse o jornal.
Os 3 bilhões de usuários do Google ajudam a torná-lo o maior vendedor mundial de anúncios na Internet, capturando quase um terço de toda a receita, acima dos 20% do rival Facebook, de acordo com a empresa de pesquisa eMarketer.
O total de gastos com publicidade digital nos Estados Unidos crescerá 19%, para quase US $ 130 bilhões em 2019, segundo a empresa de pesquisa.
O Google acelerou o trabalho sobre limitação de cookies depois que notícias foram divulgadas no ano passado que os dados pessoais dos usuários do Facebook eram compartilhados de maneira imprópria com o Cambridge Analytica. A gigante das buscas não confirmou as informações.