Para suportar seu crescimento de 20% ao ano e colaborar com o objetivo de tornar-se seis vezes maior nos próximos cinco anos, a Petroplus – indústria química automotiva, representante da STP no Brasil – procurou uma solução de gestão empresarial que atendesse esses objetivos. Ela optou pelo SAP Business All-in-One no modelo SaaS (Software as a Service), utilizando a estrutura de datacenter da IBM.
"Optamos por adotar o sistema SAP devido à qualidade e ao reconhecimento do mercado no uso do sistema. O maior desafio foi encontrar uma oferta que não inflasse os custos operacionais da companhia e que permitisse o desenvolvimento de novos produtos. O investimento inicial em infraestrutura e uma implantação demorada nos trariam um custo que com certeza não poderíamos suportar. O problema foi solucionado com uma oferta até então desconhecida, oferecida pela EngineBr: no mesmo pacote um ERP integrado SAP com a infraestrutura da IBM, e um prazo de implantação bem menor que o praticado no mercado", afirma Marcelo Bonadia, diretor executivo da Petroplus.
A oferta permite que a companhia passe a centralizar os investimentos iniciais que seriam gastos na aquisição de um ERP SAP convencional em seu core business e não em infraestrutura, aquisição de licenças e projeto de implementação. Dentre outros benefícios trazidos pela solução estão: a integração entre os diversos setores da empresa e a diminuição de retrabalho nos processos, garantindo a melhor produtividade, gestão financeira e governança corporativa. Bonadia ainda destaca que "depois de implantado o ERP, logo nos primeiros meses, tivemos uma redução de custo operacional que superou o valor investido no projeto. Além disso, em três meses tivemos uma solução SAP com todos os modelos integrados, funcionando com segurança e agilidade de processamento".
Para José Rubens Tocci, presidente da EngineBr, o projeto da Petroplus atendeu as necessidades do cliente, garantindo reduções de prazo, custos e riscos de implementação.