Brasil e China serão sócios em novo satélite

1

Os governos brasileiro e chinês assinaram nesta quinta-feira, 6, em Pequim, uma Declaração Conjunta de Intenções para o desenvolvimento do satélite CBERS-5. Ao contrário de seus antecessores, este será um satélite meteorológico geoestacionário.

Isso significa que ele ficará em uma órbita específica sobre a Terra, acompanhando o movimento de rotação do planeta, permitindo a observação contínua de uma região específica. No caso do CBERS-5, a área de foco será o Brasil, fornecendo dados cruciais para a previsão do tempo e o monitoramento de eventos climáticos extremos, como secas, tempestades, enchentes.

O novo satélite será projetado para oferecer um suporte significativo na observação de processos atmosféricos de maneira mais precisa, rápida e eficiente ajudando assim na mitigação de futuros desastres naturais.

O documento foi assinado durante a VII Sessão Plenária da Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação (COSBAN). Participaram da cerimônia o vice-presidente do Brasil Geraldo Alckmin, o secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social o MCTI, Inácio Arruda, que na ocasião representou a ministra, Luciana Santos, o diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Clezio De Nardin além de outros representantes da Administração Espacial Nacional da China (CNSA).

A assinatura desta Declaração Conjunta de Intenções marca a continuidade de uma cooperação bem-sucedida entre Brasil e China, que já resultou em lançamentos anteriores, como os satélites CBERS-1, CBERS-2, CBERS-2B, CBERS-4 e CBERS-4A, além do CBERS-6, atualmente em processo de demonstração.

O próximo passo entre o MCTI e a CNSA é a discussão de aspectos técnicos necessários para o desenvolvimento do CBERS-5. A ideia é que até novembro seja preparado um documento que detalhará qual país ficará responsável por construir qual parte do satélite.
Segundo a ministra Luciana Santos, o novo satélite representará um avanço disruptivo para a ciência, tecnologia e inovação do país.

1 COMENTÁRIO

  1. Aqui é Elias Nunes, Diretor executivo e desenvolvedor do SISTEMA DOMICILIADO.

    Trago a todos a plataforma que esta emitindo um documento embasado em leis, para comprovar residencia independente de onde mora.

    O SISTEMA DOMICILIADO emite o CRI Comprovante de Residencia Individual, acesse a plataforma faça o cadastro para emissão deste documento, para comprovar residencia para cadastros e atualizações de documentos.

    site https://sistema.domiciliado.com.br

    Atenciosamente: Elias Nunes

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.