Databricks fecha acordo para comprar Tabular

0

A Databricks fechou acordo para adquirir a Tabular, companhia de gerenciamento de dados fundada por Ryan Blue, Daniel Weeks e Jason Reid. O objetivo da companhia é se tornar referência na área de compatibilidade de dados.

Com a aquisição, as empresas pretendem trabalhar em cooperação com as plataformas Delta Lake e Iceberg para integrar maior compatibilidade de formatos para o Lakehouse, tanto a curto prazo, dentro do Delta Lake UniForm, quanto a longo prazo, evoluindo para um padrão único, aberto e comum de operacionalidade. Com a aquisição, Databricks e Tabular trabalharão juntas em prol de uma visão única sobre lakehouses abertos.

A base dos lakehouses é feita de formatos de dados de open source que permitem transações ACID com informações armazenadas em unidades. Esses formatos melhoram drasticamente a confiabilidade e o desempenho das operações de dados no Data Lake e foram projetados especificamente para mecanismos de open source, como Apache Spark, Trino e Presto.

Para abordar esses desafios, a Databricks trabalhou com a Linux Foundation para criar o projeto Delta Lake. Desde a sua criação, o Delta Lake contou com mais de 500 colaboradores de código de diversas organizações e mais de 10 mil empresas em todo o mundo usam a solução para processar mais de quatro exabytes de dados em média por dia.

A Databricks e a Tabular compartilham um histórico de defender formatos de open source. Ambas empresas foram criadas para comercializar tecnologias de open source desenvolvidas pelos seus fundadores e, atualmente, a Databricks é a maior e mais bem-sucedida companhia independente de open source por receita, tendo doado 12 milhões de linhas de código para projetos de open source.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.