GOV.BR viabiliza a participação dos cidadãos em atividades legislativas

0

O Portal e-Cidadania, do Senado Federal, passou a utilizar o GOV.BR como forma de autenticação dos cidadãos brasileiros. Desta forma, já é possível utilizar a plataforma do Governo Federal para acessar o site e participar de algumas atividades legislativas organizadas pelo Senado. Atualmente, existem mais de 157 milhões de brasileiros que são usuários do GOV.BR.

"O GOV.BR serve tanto para simplificar a vida dos cidadãos, que podem utilizar os mais de 4.200 serviços disponíveis, quanto para garantir a identificação dos brasileiros em meios digitais. Nossa ferramenta de autenticação está disponível para todos os órgãos interessados, sejam eles federais ou de outros entes e Poderes", afirma o secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas.

Para Fernanda Natasha Bravo Cruz, professora do Departamento de Gestão de Políticas Públicas da Universidade de Brasília (GPP/UnB) e pesquisadora do Laboratório de Pesquisas sobre Ação Pública para o Desenvolvimento Democrático (LAP2D/UnB), o Brasil é bastante reconhecido internacionalmente por seus mecanismos de promoção de participação política, que colaboram com o aprofundamento da democracia.

"O poder legislativo, quando se abre a esses processos, geralmente por meio de consultas públicas ou de eventos como são as audiências públicas, ele também está colaborando para essa democratização da política, e o e-Cidadania é um instrumento muito importante para viabilizar essa abertura", explicou.

Ainda de acordo com Cruz, a democratização passa pelo reconhecimento de quais são os interesses, as visões, os valores e as demandas da população. "E é muito importante que não haja um risco de submissão dessa demonstração mais geral desses aspectos cognitivos a sujeitos que possam tentar manipular os resultados dessas consultas ou interferir, de alguma forma, na privacidade dos participantes desses processos. Então é muito bom que esses aperfeiçoamentos sigam acontecendo nessas parcerias relevantes entre o Poder Executivo e o Poder Legislativo Federal", complementou Cruz.

Ao todo, existem três ferramentas de participação disponíveis no e-Cidadania, que são:

Ideia Legislativa: enviar e apoiar ideias legislativas, que são sugestões de alteração na legislação vigente ou de criação de novas leis. As ideias que receberem 20 mil apoios serão encaminhadas para a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), onde receberão parecer.

Evento Interativo: participar de audiências públicas, sabatinas e outros eventos abertos. Para cada audiência/sabatina/evento, é criada uma página específica em que há: a transmissão ao vivo; espaço para publicação de comentários; apresentações, notícias e documentos referentes ao evento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.