Em décadas atrás, para você estar em outro local do mundo, era preciso pegar suas malas, comprar uma passagem, escolher a modalidade de transporte: avião, ônibus ou barco, entre outros, e assim chegar ao destino escolhido para enxergá-lo pessoalmente, com os próprios olhos.
Com o passar dos anos e o avanço da tecnologia, a realidade virtual ganhou cada vez mais espaço no cotidiano, e ela tem aparecido com maior recorrência nas casas ao redor do mundo. Estes utensílios de realidade virtual, como os óculos e capacetes, possibilitam que seus usuários entrem em um ambiente gerado por meio de computadores, com cenas e objetos que são semelhantes à realidade. Este cenário faz com que as possibilidades de deslocamento para um ambiente sem sair de casa sejam cada vez maiores, com as pessoas podendo conhecer virtualmente espaços nunca antes visitados fisicamente.
As empresas estão olhando cada vez mais para um futuro onde o ambiente é criado pela própria tecnologia, e onde o usuário está cada vez mais engajado em utilizar estes utensílios para aventurar-se do conforto da própria casa. Existem hoje muitas opções de dispositivos de realidade virtual, com os mais diversos preços, e oferecendo também diferentes experiências no uso. Recentemente, a Apple lançou a primeira versão de óculos virtuais da empresa, o Apple Vision Pro, com a promessa de transformar o modo como as pessoas trabalham, se conectam e revisitam memórias, colocando definitivamente o pé no mercado de realidade virtual.
Outra novidade muito comentada nos últimos meses está presente no notebook Spacetop, da empresa Sightful. A grande diferença do aparelho para outros notebooks está na ausência de tela, que é substituída por um óculos de realidade aumentada (RA), abrindo um leque de possibilidades ainda maiores para o futuro não somente da realidade aumentada, mas também para a realidade virtual (RV), dentro dos dispositivos tecnológicos.
Além disso, algumas empresas também utilizam dispositivos de realidade virtual para que os clientes possam visualizar novidades do ramo de atuação em uma imersão completa, como por exemplo, para realizar um tour por ambientes planejados, e assim entender antes mesmo da execução do projeto como aquele ambiente ficará.
Exemplos dentro dos videogames também são encontrados com o PlayStation VR e PlayStation VR2, que criam uma imersão completa na aventura de jogadores ao redor do mundo. Estes utensílios que são diretamente ligados ao PlayStation 4 e PlayStation 5 respectivamente, possuem uma cartela própria de jogos, indo do terror à aventura, e possibilitando a criação de memórias únicas aos jogadores.
A realidade virtual pode servir de suporte ainda em outros diversos segmentos, como a psicologia, engenharia, turismo, na saúde, indústria automobilística e educação, podendo ser ajustada da melhor maneira para cada propósito nas áreas citadas.
É inegável que a realidade virtual é uma tecnologia importante e que pode servir de auxílio não somente do entretenimento, mas para uma vasta gama de segmentos importantes da sociedade. À medida que a tecnologia avança, e que os utensílios tornam-se mais refinados, o principal desafio começa a ser a democratização do acesso aos mesmos para a população, principalmente no Brasil.
Para os próximos anos, é de se imaginar apenas o avanço desta tecnologia já tão disruptiva. Assim, como a inteligência artificial, que ano após ano ganha espaço no cotidiano de empresas, a realidade virtual tem potencial para tornar-se uma ferramenta ainda mais importante também para os negócios.
João Gabriel, especialista em tecnologia.