Robô substitui condutor de empilhadeira na Danone

0

Especialmente desenvolvido pela ID Logistics e pela Danone para a operação da fábrica de Lácteos de Poços de Caldas/MG, o robô autônomo opera na puxada da linha de produção, baseada na demanda real, dos paletes de produtos acabados para armazenagem vertical. Essa atribuição sempre foi realizada por um colaborador na condução de uma empilhadeira.

A implantação da inovação trouxe agilidade à operação que agora pode ser 100% contínua, não havendo pausas ou ausência de operadores em intervalo térmico (degelo) tornando o processo ininterrupto.

A solução tecnológica e inovadora contou com a parceria da Automni Logística Robotizada no seu desenvolvimento, garantindo total autonomia ao processo de deslocamento da zona fabril e guarda dos paletes no Centro de Distribuição. A inovação atua na puxada de linha – produção/abastecimento baseada na demanda real.

A adoção do robô trouxe diversos ganhos de produtividade, além da importante diminuição do risco acidentes por conta da redução da exposição de pessoas e equipamentos dentro da operação, além da redução da frota de empilhadeiras.

"A implantação dos robôs autônomos na Danone representa mais uma etapa na busca por soluções inovadoras em conjunto com nossos clientes. Além da eficiência operacional, este projeto teve como pilar fundamental a segurança dos colaboradores buscando as melhores práticas para serem implantadas nos robôs em um trabalho conjunto das equipes das empresas no Brasil e exterior.", segundo Alejandro Bagnati – Diretor de Projetos da ID Logitics no Brasil.

"Sabemos da dificuldade em implementar tecnologias no Brasil em função do alto custo de importações e, principalmente, este projeto em parceria entre Danone, ID Logistics e Autonomi , busca trazer soluções dentro da nossa operação de forma extremamente segura, com tecnologia de ponta e com custo adequado. O projeto já é uma realidade e é só o começo de uma grande jornada que temos de automação dentro das nossas operações, trazendo eficiência, produtividade e garantindo a satisfação dos nosso clientes", afirma Adriano Beltramini, Gerente de Distribuição da Danone.

Na maioria dos Centros de Distribução, o armazenamento do estoque é vertical e com isso o processo de guarda de paletes nas respectivas posições é realizado por colaboradores que operam empilhadeiras e que realizam longos deslocamentos para realizar esta atividade, e inevitavelmente, acarreta em desgastes e manutenções desses equipamentos.

Os Robôs Móveis Autônomos (AMRs) são veículos inteligentes que utilizam sensores e processadores integrados para movimentação de materiais, de forma autônoma e sem a necessidade de colaboradores, nem guias físicos ou quaisquer outros demarcadores. Esses são capazes de navegar por mapas construídos em seu software que representam o ambiente físico. Os AMRs são tão inteligentes que podem reconhecer e, ao mesmo tempo, desviar-se de pessoas e outros objetos.

O robô desenvolve suas atividades com alto nível de segurança, independente do ambiente ter grande circulação de pessoas e máquinas ou não. Com ajuda de recursos avançados, como inteligência artificial (IA), algoritmos, redes neurais e visão computacional, este robô pode executar tarefas que contemplam a melhoria contínua de processos como otimização de rotas, eliminação de erros e aumento de produtividade, por exemplo.

"As grandes inovações trazem grandes benefícios, porém requerem igual nível de resiliência dos stakeholders do projeto. Exaltamos aqui o esforço e a parceria da equipe da Danone e da ID Logistics neste importante desafio para a logística. Tivemos valiosas lições aprendidas, e todos os envolvidos agora estão capacitados em multiplicar a solução para outros processos e operações", complementa André Abrami, da Diretor Geral da Automni Logística Robotizada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.