A Exceda, especializada em telecomunicações, internet e TI, está oferecendo um serviço de segurança terceirizado. É o Enhanced DNS, que vem com a proposta de ajudar as empresas a eliminar ataques conhecidos como DDoS (Distributed Denial of Services), ou seja, de negação de serviço sobre os servidores de DNS dos websites.
Para oferecer esse serviço no Brasil, a Exceda fechou uma parceria com a Akamai, que atua na área de distribuição de conteúdo para a internet e tem clientes como Directv e Lojas Americanas.
Os DDoS são criados a partir da junção de dois conceitos de ataque: negação de serviço (Denial of Service) e intrusão distribuída (Distributed Intrusion). As invasões utilizam centenas ou até milhares de computadores desprotegidos ligados à internet (sem firewall ou antivírus), partindo de várias origens, disparados simultânea e coordenadamente sobre um ou mais alvos.
A solução Enhanced DNS tem o objetivo de absorver esses ataques porque os acessos ao site da empresa que contrata o serviço passam a ser resolvidos pelos name servers da Akamai. Um servidor DNS vítima de um DDoS torna-se indisponível porque, em geral, existe um número pequeno de servidores para esta tarefa.