A empresa está anunciando a inauguração de uma fábrica de software, que consumiu investimentos de R$ 1 milhão. Ela utilizará o conceito chamado de "agilidade de negócios" ou "business agility", criado pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology), que consiste na rápida avaliação da situação, velocidade na identificação das necessidades, proposta de melhoria e de ganhos imediatos, além de definição de soluções de rápida implementação.
"Os modelos tradicionais de desenvolvimento de software surgiram com a própria indústria, em um momento em que os sistemas existentes eram os mainframes e ambientes Unix, com níveis de produtividade muito inferiores aos atuais. A burocracia de tais modelos impactam consideravelmente os prazos e custos dos projetos atuais", diz Marcelo Azuma, diretor de projetos da ITGROUP.
Para ganhar agilidade na produção de software, a ITGroup adotou o modelo de gerenciamento de projetos Scrum e práticas ágeis de engenharia de software. O Scrum é uma metodologia ágil para gestão e planejamento de projetos, que permite manter o foco na entrega de maior valor de negócio, no menor tempo possível.
"Com a Fábrica de Software Ágil será possível, não só atender às necessidades específicas dos clientes, como também oferecer melhores resultados nos projetos, em termos de custos absolutos, prazos e retorno sobre o investimento", diz ele.
- Aporte