A divulgação das operações de tecnologia da informação das empresas tem se tornado cada vez mais importante para os usuários da América Latina. De acordo com estudo da IDC, 60,3% dos CIOs da região utilizam estudos de caso para obter informações sobre produtos ou serviços de TI, enquanto 29,3% preferem ter acesso a análises de mercado.
Os guias de uso foram apontados por 21,7% dos executivos de TI como fonte de informação sobre tecnologia, enquanto entrevistas com analistas da indústria e com executivos de destaque na área foram apontadas por 21,3% e 20% dos pesquisados, respectivamente.
De acordo com a gerente de marketing da IDC para América Latina, Luciana Sario, o resultado da pesquisa aponta para novas diretrizes que devem ser seguidas pelas equipes de marketing das empresas. Ela acredita que, como os usuários "agora mais do que nunca prezam pela qualidade do conteúdo das informações" dos produtos de cada empresa, as divisões de comunicação precisam parar de tentar fazer propaganda de seus produtos e serviços para começar a dar informações de fato úteis para os consumidores.
Luciana ainda ressalta que o marketing é uma ferramenta eficiente, porém mal utilizada para buscar novos clientes, por isso as empresas devem trabalhar na criação de conteúdo relevante para seus clientes. A chave para isso, defende, é conhecer o consumidor e saber exatamente quais são suas demandas e carências relacionadas a produtos e serviços de TI.
- Diretrizes