A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira, 6, a realização de audiência pública com a presença do ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, para que ele preste esclarecimentos sobre os recentes ataques de hackers a sites do governo federal, os riscos para o patrimônio e para os bancos de dados do poder público e sobre os instrumentos de segurança digital empregados atualmente. A data ainda não foi definida.
O debate foi proposto pelos deputados Fernando Francischini (PSDB-PR) e Vanderlei Macris (PSDB-SP). Eles disseram que os ataques, além de retirar diversos sites do ar, entre eles o da Presidência da República, também permitiram, em alguns casos, o acesso a informações públicas sigilosas.
Os deputados afirmaram também que a onda de ataques faz questionar os atuais parâmetros de segurança virtuais, assim como os riscos implicados para as informações governamentais e para o próprio patrimônio público. As informações são da Agência Câmara.
- Riscos