A Telebras e a Prefeitura de Fortaleza assinaram acordo para iniciar o processo de construção do primeiro centro de dados internacional com energia limpa, eólica e solar do país, em Fortaleza, onde também serão ancorados quatro dos cinco cabos óticos submarinos, interligando Brasil, Estados Unidos, Europa, Mercosul e África Subsaariana.
Serão investidos aproximadamente R$ 60 milhões em infraestrutura e equipamentos, o que abrirá a oportunidade para geração de cerca de 300 empregos diretos e indiretos. O objetivo é baratear os custos de internet para os usuários de todo o país, ao diminuir o tráfego internacional de dados. A capital cearense é considerada um local estratégico devido à sua posição geográfica, distante cerca de 6,5 mil quilômetros dos principais centros de dados do Atlântico.
“O investimento que a Telebras está fazendo nesse centro de dados é fundamental para impulsionar o desenvolvimento do país, ao permitirmos uma conexão mais rápida e barata à população. Estamos nos tornando um dos grandes players na área de telecomunicações”, afirmou o presidente da empresa, Caio Bonilha.
O centro está sendo projetado para utilizar as energias solar e eólica, de forma a reduzir custos, que representam 45%. Outro item em discussão durante a assinatura foi a doação de um terreno de 9 mil metros quadrados pela prefeitura à Telebras para a instalação do centro de dados, no que recebeu o apoio da prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins.