O crescimento acentuado do mercado de banda larga brasileiro e principalmente de pequenos provedores com atuação regional amplia os investimentos em infraestrutura tecnológica. Oportunidade para empresas fornecedoras de soluções para este segmento, como a Cianet, companhia de Florianópolis (SC) que desenvolve e comercializa tecnologias e produtos para operadores de internet e TV há mais de 20 anos. De olho neste crescimento de 21,5% em 2015 na base de assinantes dos pequenos e médios provedores brasileiros de internet, a empresa acaba de anunciar mudanças na gestão do negócio.
O cofundador e então CEO Ricardo May deixa a posição executiva para assumir, como acionista, a presidência do Conselho de Administração da companhia. Na presidência, assume Silvia Folster, executiva que desde 2008 ocupava a diretoria comercial da Cianet
À frente da diretoria comercial, Silvia desenvolveu processos na Cianet para apoiar os clientes na profissionalização de sua gestão e dispor melhor seus investimentos em tecnologia e na expansão da base de assinantes. "Entendo o momento de expansão do mercado e necessidade de novas tecnologias para os provedores se manterem competitivos. Para ajudá-los, estamos implantando um núcleo de inovação seguindo a metodologia de 'Customer Development', que queremos disseminar na empresa por meio de times multidisciplinares", explica Silvia Folster.
Para atender este objetivo, a Cianet irá ampliar a unidade de Serviços para justamente apoiar os clientes a desenharem sua expansão e crescimento. "Queremos cada vez mais compartilhar as boas práticas entre os provedores ampliando iniciativas como os eventos Cianet.inloco, que levam conhecimento e oportunidades para várias regiões do país", aponta Silvia.
Trajetória profissional
Formada em Administração, com especialização em Marketing, MBA em Gestão Estratégica de Negócios e habilitação para atuar como Coach, Silvia Folster atua há 25 anos em empresas de base tecnológica em Santa Catarina. Iniciou a vida profissional aos 19 anos como recepcionista em uma empresa de TI para o segmento de Engenharia, chegando em três anos a analista financeiro. Na mesma empresa, surgiu oportunidade para atuar na área de vendas, quando passou a desenvolver habilidades comerciais e de relacionamento. Em pouco tempo, assumiu a gerência comercial do negócio, ficando mais de uma década nesta função. Em 2008 foi convidada a assumir a diretoria comercial da Cianet.