"O todo é maior que a soma das partes". A famosa frase do filósofo Aristóteles resume bem a importância de uma equipe motivada em qualquer organização, que é capaz de conquistar mais resultados do que um único profissional talentoso.
Especialmente em tempos onde as pessoas largam seus empregos devido a muitos fatores, incluindo a insatisfação profissional e o esgotamento, vale a pena apostar em atitudes que estimulem o sentimento coletivo de satisfação e prazer no trabalho. Estudo realizado pela consultoria global McKinsey aponta que o brasileiro é um dos povos mais desmotivados de todo o mundo. Estima-se que a nota média de engajamento para o trabalho no país seja de 45, em uma escala que vai de 0 a 100. Este resultado é inferior à média mundial de pontos registrados, na casa dos 55.
Mas não é só a falta de estímulo que tem atrapalhado nossos trabalhadores. Existe uma desconexão entre a realidade dos postos de trabalhos com os sonhos e metas das pessoas. Estudo feito pelo Instituto Locomotiva mostra que 56% dos trabalhadores formais estão insatisfeitos nos seus empregos, sendo que esse número corresponde a um grupo de 18,7 milhões de pessoas que afirmam que trocariam de posto imediatamente por uma posição que trouxesse mais alegria no trabalho. Em resumo, os dados são alarmantes e mostram que existe uma urgência na revisão na postura das organizações.
Acima de tudo, a essência da liderança está em transformar pessoas comuns em campeões. Tendo gerenciado os mais diferentes perfis de colaboradores ao longo dos anos, noto que existem práticas essenciais quando a ideia é motivar um time, evitando, assim, o risco da rotatividade, que tanto atrapalha o crescimento das empresas e resultados financeiros. Compartilho a seguir:
1. Mantenha-os conectados à empresa. Se você deixar de compartilhar informações cruciais da organização com o time, intencionalmente ou não, os colaboradores vão tirar suas próprias conclusões. E especulações nunca são positivas, concorda? Por isso, sempre que possível, atualize sua equipe sobre o desempenho financeiro da empresa e as metas de longo, médio e curto prazo, explicando os impactos dessas informações e a importância da atividade profissional de cada um para a conquista das metas. Manter sua equipe informada vai fazer com que cada pessoa se sinta verdadeiramente conectada à companhia, o que vai, por consequência, estimular cada um a dar o melhor de si.
2. Defina claramente suas expectativas. Quando os colaboradores não compreendem o que devem fazer em um determinado projeto, é difícil para eles ter entusiasmo no trabalho. Toda vez que for delegar uma tarefa à equipe, portanto, explique o máximo de detalhes possível, evidenciando suas expectativas. Vale também reforçar como o projeto se encaixa nos objetivos maiores da empresa e incentivar que as pessoas façam perguntas e, ainda, esclareçam suas dúvidas.
4. Dê bons exemplos. O ditado "Faça o que eu digo, não faça o que eu faço" não funciona bem nos negócios. Você deve exemplificar os padrões que exigir dos colaboradores, especialmente quando se trata de pontualidade, atendimento cordial e disposição para auxiliar o time sempre que necessário. Isso também significa ter a humildade de assumir um erro, quando acontecer. Transparência com o time é um dos pilares da gestão de impacto positivo.
5. Aposte nos feedbacks e ouça a todos. Mantenha uma política de portas abertas com a equipe, dando feedbacks sobre o trabalho desenvolvido e promovendo a escuta ativa. Essa conduta transforma o ambiente corporativo em um local amigável, onde as pessoas são encorajadas a se expressarem e realizarem proveitosas trocas de ideias. Lembre-se: seu time pode dar sugestões riquíssimas para a melhoria dos projetos!
6. Mostre que você se importa. Como gestor, conhecer cada pessoa individualmente ajuda a criar vínculos mais fortes. Quanto melhor você conhecer seu time, mais efetivamente será capaz de identificar o que motiva cada um. A gentileza também deve nortear suas atitudes. Que tal perguntar aos colaboradores como está sendo o dia deles? Se alguém parecer estressado, evite conversas agressivas – muito melhor do que isso é ser o agente de equilíbrio nessa situação! Não custa nada agradecer quando algo é entregue…e não esquecer de dar bom dia, bom final de semana e bom descanso. Essas saudações simples, vindas de um gestor, são capazes de mudar para melhor o dia das pessoas. Lembre-se que a educação é sempre um poderoso estimulante das boas energias.
7. Ajude-os a sair da zona de conforto. Sempre que possível, incentive seus colaboradores a assumir novas responsabilidades e projetos que estejam além de suas atribuições costumeiras. Certifique-se de que essas atividades sejam gerenciáveis em termos de dificuldade e de carga horária, mas, ao mesmo tempo, procure torná-las desafiadoras o suficiente. Isso vai ajudar cada profissional a aprimorar habilidades e experiências. E, ao fazer isso, você demonstra confiança nas pessoas, estimulando cada um a desenvolver uma performance de alto nível.
Silvio Sallowicz, CEO da Duo & Ecco.