Com gestão logística, Unigloves economiza R$ 15 milhões e alavanca vendas

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A Unigloves implanta WMS Senior e ganha em redução de tempo, assertividade nas atividades e maior acuracidade nos processos dos seus centros de distribuição, tanto para o atacado como para o varejo. Companhia já chegou a faturar no Brasil R$600 milhões ao ano.

Com o assunto transformação digital em pauta, uma vez que, desde 2015, faz uso de soluções como ERP, HCM, TMS, CRM, todas soluções da Senior Sistemas, uma mudança no centro de distribuição de 800m² para 5.000m² exigiu da companhia muito mais do que o olhar humano para cada nota emitida em um processo de venda e gestão dos estoques.

Com a expansão do seu Centro de Distribuição no Brasil, a Unigloves iniciou o primeiro ano desta nova realidade seguindo o processo antigo, ou seja, quando um pedido comercial saia, todos os operadores tinham que localizar o item, a derivação pelo tamanho e a derivação pelo lote. Um trabalho manual de separação de pedidos que era realizado em 3 dias.

"Temos aproximadamente 40 SKUS, que em razão das regras da Anvisa, se tornam 500 SKUs, isso porque a entidade considera o produto em si, o tamanho e o lote, pontos que precisam ser considerados nas nossas movimentações logísticas", explica o Diretor de Novos Negócios na Unigloves, Claudio Silveira.

Dentro de um CD com maior capacidade de armazenagem, a companhia optou pela implantação do WMS Senior, pela confiança da marca e pela integração com as outras soluções de gestão já usadas pela companhia.

"Logo de início o investimento no WMS Senior nos rendeu a redução de tempo para a separação de produtos, que passou de 3 dias para um tempo médio de 37 minutos, falando da nossa operação no atacado, que sempre envolve demandas maiores. Quando olhamos para o varejo, nossa atuação no e-commerce é ainda mais eficiente, já que a separação dos itens hoje demora apenas 5 minutos. Atualmente trabalhamos para aumentar a eficiência logística rodoviária, nosso objetivo é entregar nos grandes centros, como São Paulo em 24 horas, destaca Silveira.

Claudio Silveira, diretor de Novos Negócios na Unigloves, conta que a empresa também sinaliza a importância da tecnologia quanto a acuracidade dos processos e inventário, que de 65% passou para 100%. "Além, claro, da garantia de que se o cliente comprar o produto, é porque ele existe em estoque", reforça.

Localizado em Araquari, região metropolitana de Joinville, o Centro de Distribuição movimenta em média 60 containers por mês. A expansão dos negócios fez com que a presidência da companhia cogitasse um novo investimento para uma nova expansão de CD, algo que envolveria um valor em torno de R$ 15 milhões. No entanto, com a inserção do WMS Senior no CD, a capacidade de armazenagem do local passou de 80 containers para 135 containers.

"Este resultado foi muito significativo para o nosso negócio porque estávamos pensando em investir mais dinheiro para aumentar um CD que já era novo, porém com ajuda do WMS Senior conseguimos aumentar a produção sem aplicar esse investimento. Com o giro que temos hoje devido a capacidade de expedição, eu ainda não preciso construir mais e posso segurar a construção deste novo CD".

No CD da Unigloves passam 11 milhões de unidades produto por ano, o que representa 917 mil produtos/ mês. "Para o mercado que nós atuamos é uma quantidade bem relevante, somos hoje o terceiro maior importador do Brasil. Importamos em média 30 containers mês o que dá 12% do que é consumido no Brasil inteiro", explica o Diretor de Novos Negócios na Unigloves.

A Unigloves comercializa aproximadamente 1.000 pedidos por dia, que rodam em dois CDs, um focado em B2B e outro B2C, via e-commerce. No atacado a empresa tem mais de 17 mil clientes e no e-commerce mais de 40 mil. Dentro desta representatividade, o faturamento anual da companhia já chegou em R$ 600 milhões no ano.

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